EVENTO
LANÇAMENTO DO PROJETO “A MANIFESTAÇÃO DO SER”, APOIADO PELO CIAC, ACONTECE A 11 DE OUTUBRO
No próximo dia 11 de outubro, pelas 16h00, decorre a sessão de lançamento do projeto A Manifestação do Ser – Arte e Saúde Mental. Apoiado pela Direção-Geral das Artes – Ministério da Cultura, no âmbito do Programa de Apoio em Parceria Arte e Saúde Mental, é um projeto desenvolvido pelo Studio Rudolfo Quintas, em coprodução com a ADEB – Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares, o espaço Mono e o CIAC.
A Manifestação do Ser assenta na visão de que a arte pode promover e melhorar a qualidade da saúde mental, funcionando como uma força de equilíbrio entre o mundo interior e exterior. O objetivo consiste na criação de uma instalação de arte digital, em co-criação com pessoas que estejam a vivenciar ou tenham vivenciado depressão, por forma a possibilitar a exteriorização de sensações, emoções e pensamentos através de um conjunto de processos co-criativos de expressão artística.
Desenvolvendo-se através de uma oficina criativa com participantes associados da ADEB, em Lisboa, ao longo de 5 semanas, A Manifestação do Ser encerrará com uma exposição no espaço Mono (Lisboa), em junho de 2022, conjuntamente com uma mesa redonda organizada e moderada pela investigadora Mirian Tavares, coordenadora do CIAC. O projeto tem a mentoria do neuropsicólogo Luís Oliveira e o desenvolvimento de processos criativos está a cargo do artista visual Rudolfo Quintas, em colaboração com o músico Oma Nata, o bailarino e coreógrafo Hugo Marmelada e o programador criativo Joan Sandoval.
Nesta sessão de lançamento serão apresentados e discutidos os conteúdos e o programa do projeto, com duração prevista de 30 minutos para a apresentação e 30 minutos para uma conversa com o público presente.
A sessão pode ser acompanhada em live stream na página de Facebook da ADEB.
Para participar na conversa na plataforma Zoom, é necessária uma inscrição prévia através do formulário online disponível aqui.