Ciclo de Artes Visuais

Ciclo de Artes Visuais

No próximo dia 20 de maio, quinta-feira, a Universidade do Algarve acolhe a terceira sessão do Ciclo de Artes Visuais 2021 com a palestrante convidada Fátima Marques Pereira. Entre muitas outras atividades, destacam-se do seu percurso profissional a direção do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, e a subdireção geral do Património Cultural, sob a alçada do Ministério da Cultura.

A palestra irá decorrer entre as 17h00 e as 18h30, via plataforma Zoom. A entrada é livre para alunos da Licenciatura em Artes Visuais e sob inscrição para o email abarata@ualg.pt para receber o link respetivo para outros interessados.

O Ciclo de Artes Visuais é organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e promovido pelo CIAC e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Sobre a palestrante:

Fátima Marques Pereira tem feito o seu percurso no contexto da cultura, gestão cultural e arte contemporânea. Tem exercido funções de direção no Ministério da Cultura, primeiro como subdiretora Geral das Artes e, mais recentemente, como subdiretora do Património Cultural. Entre estes cargos que aproximam a cultura e a política, foi também Diretora do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, na Ilha de S. Miguel, no Arquipélago Açoreano, sob a alçada da Direção Regional da Cultura dos Açores. Por ali passaram curadores e artistas contemporâneos de todo o mundo, numa dinâmica cultural iniciada em 2015 e que se prolongou até 2020.

Fátima Marques Pereira, formada em história, foi igualmente docente no ensino superior na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, onde foi uma das criadoras da Licenciatura em Gestão Cultural,  e na ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.

Especialista em gestão de projetos culturais, área onde tem dado formação, planeado e concretizado projetos culturais, artísticos e de responsabilidade social, é também autora de vários artigos publicados nas áreas da fotografia e pela arte e cultura contemporânea.

Participou em júris de concursos de arte contemporânea e em open calls para residências artísticas nacionais e internacionais, eventos onde a arte contemporânea tem um significativo espaço de criação.