CONFERÊNCIA ARTECH 2021

CONFERÊNCIA ARTECH 2021

JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL O LIVRO DE ATAS DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ARTECH 2021

O Livro de Atas da 10ª Conferência Internacional de Artes Digitais e Interativas – ARTECH 2021, que conta com comunicações de vários investigadores do CIAC, já se encontra disponível na ACM Digital Library (aqui). Sob o tema “Hybrid Praxis: Art, Sustainability & Technology”, a conferência decorreu entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021, em Aveiro e em formato virtual.

Editado pelos investigadores do CIAC Adérito Fernandes-Marcos, António Araújo e Lucas Olivero, o Livro de Atas inclui os artigos: “Video games and gamification against online hate speech?“, da autoria de Susana Costa, Bruno Mendes da Silva e Mirian Tavares; “Assum Livre: paradoxical performance between the real and the digital“, de Rosimária Rocha e Hugo Canossa; ““Rejeitorio”: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River, de Inês Argôlo, Bruno Mendes da Silva e Gabriela Borges; “Contemporary art as a factor for knowledge generation from video“, de Hernando Urrutia e Adérito Fernandes-Marcos; “Um Futuro em (Re)conexão com o Passado – Uma instalação que (re)conecta a relação do homem com a natureza“, de José Bidarra e Sara Cruz; “Dramaturgy of the BodyImage in Digital Dance: first statements”, de Dorotea Bastos e “Orbital Eccentricity. Sound performance, using commercial and military satellites with real time tracking data“, de Hugo Paquete.

A ARTECH 2021 reuniu professores, investigadores, artistas, designers e outros profissionais das áreas das artes digitais, cultura e educação, provenientes de 34 países, com o objetivo de promover o debate sobre o atual panorama da cultura digital e de fomentar o diálogo sobre a intersecção da arte e da tecnologia enquanto um importante campo de investigação. Organizada pela Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e a Artech-Internacional juntamente com o ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, a conferência contou com o apoio do CIAC e da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José (Macau).