CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

SÍLVIA VIEGAS REPRESENTA O CIAC NA CONFERÊNCIA ENAMPUR 2022

No próximo dia 25 de maio de 2022, a investigadora do CIAC Sílvia Viegas participa na conferência XIX ENAMPUR 2022. Sob a temática “Planejando o Urbano e o Regional – Organizando a Esperança”, o evento decorre em formato totalmente online, entre os dias 22 e 27 de maio.

Inserida na mesa redonda “Cidades africanas: ausências e emergências na diáspora. Corpos, sujeitos e lutas”, Sílvia Viegas apresenta a comunicação “Espaços de Inclusão ou, O que aprendi com Alexander Kpatue Kweh”. A partir do seu testemunho direto, a sua intervenção visa debater a importância de um ativismo mais conciliador e reformista na construção da cidadania.

Em Portugal, os últimos anos têm sido marcados pelas lutas pelo direito à habitação e, consequentemente, pela produção de instrumentos políticos que procuram responder a essa reivindicação. Engrossando uma vasta franja social a viver em situação de vulnerabilidade, os refugiados, por um lado, não tendem a integrar essas vozes e, por outro, não têm acesso a programas habitacionais para a sua integração. Mesmo os que beneficiam de Programas de Acolhimento acabam sendo alvo das lógicas de mercado. Neste contexto, o Fórum Refúgio Portugal, uma plataforma para o diálogo e construção de mecanismos de inclusão, liderada por Alexander Kpatue Kweh, tem promovido o agenciamento de refugiados junto das entidades
responsáveis e da opinião publica, e ações práticas, no terreno, para a resolução de problemas ligados à supressão de direitos na cidade, como à habitação.

Em “Espaços de Inclusão ou, O que aprendi com Alexander Kpatue Kweh”, Sílvia Viegas procura refletir sobre o reforço de redes de solidariedade, à escala local e global, como alternativa às lutas mais radicais pelo direito à cidade; o balanço dos ganhos e perdas de direitos; e as tendências futuras de inclusão de refugiados em Portugal.

XIX ENAMPUR 2022 é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade de Blumenau (Brasil), que reúne investigadores do campo do planeamento urbano e regional, com o intuito de reavaliar as estratégias que têm sido adotadas para a formulação e consecução de diferentes projetos sociais (que assentam na solidariedade, justiça, liberdade e autodeterminação).