CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
JULIANA WEXEL, MIRIAN TAVARES E BRUNO MENDES DA SILVA MARCAM PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ICOAH 2023
A 10.ª edição da International Conference on Arts and Humanities 2023 – “Collaborative Process, Cooperation, and Multiplicity”, realiza-se nos dias 7 e 8 de setembro, em Banguecoque, Tailândia. Os investigadores do CIAC apresentam “Reflexões estéticas sobre inteligência artificial em vídeo arte: relato sobre a criação da ciberperformance Aretusa Vox”.
Trata-se de uma comunicação que propõe uma refletir sobre questões estéticas na utilização de recursos de inteligência artificial em processos pioneiros de produção de imagens artísticas para videoarte. A discussão circunscreve-se ao debate sobre os processos colaborativos de criação entre homem-máquina no campo da média-arte digital e a emergência da AI Art (Artificial Intelligence Art).
No evento, Juliana Wexel, bolseira de investigação FCT-CIAC e doutoranda em média-arte digital (DMAD-CIAC) compartilhará a experiência de criação da vídeo arte “squirt.Metamorphosis” desenvolvida através do software online Stable Diffusion e que integra o artefacto digital Aretusa Vox. A obra é um dos projetos computacionais desenvolvidos no contexto da pesquisa de Juliana Wexel, circunscrita na tese em curso “Vulva Art e ciberperformatividade: contributos para a compreensão de discursos estéticos feministas em média-arte digital”. A comunicação conta com a co-autoria de Mirian Tavares (orientadora) e Bruno Mendes da Silva (co-orientador), supervisores do projeto.
A proposta da comunicação a ser apresentada no próximo dia 8 de setembro, integra-se diretamente no propósito da ICOAH 2023, em discutir os prós e os contras do desenvolvimento tecnológico, especialmente para contribuir com reflexões sobre o papel do artista em relação às inovações tecnológicas.
Sobre Aretusa Vox:
Aretusa Vox é uma ciberperformance autoficcional desenvolvida a partir de uma perspetiva ciberfeminista que dialoga com o mito de Aretusa, narrado pela ninfa do livro V das Metamorfoses, do escritor Ormano Ovídio, sobre a antiga fonte de água doce na pequena ilha de Ortigia, na Sicília, Itália. Retratada pelos cânones literários e pela cultura popular como uma história de amor entre a ninfa Aretusa e Alfeu, em Aretusa Vox, o mito é exposto como tentativa de violação. A ciberperformance é tanto o resultado quanto o processo de desenvolvimento do método CyberPerformanCity, indicado para a criação de projetos e artefactos de intervenção artística que medeiam espaços urbanos e espaços digitais.
Como resultado, destacam-se avanços na compreensão da lógica das sintaxes algorítmicas para a experiência de geração de imagens artísticas específicas e, no campo do ciberfeminismo, enquadrá-las como gênero de vulva art.
Aretusa Vox foi desenvolvida através do Projeto CyPeT, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal e apresentada durante o Simpósio Ciberperformance: práticas artísticas e pedagógicas, marco final do projeto CyPet. Aretusa Vox entrecruza pesquisa artística da investigadora no âmbito do CyPeT e de experiências teórico-práticas, como membro do Writing Urban Places.
Consulte a programação e mais informação aqui.