CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ARTECH 2023

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ARTECH 2023

COLETIVO ALGARVE – ART LAB APRESENTA “MAGNIFICATIO ALGARVENSIS” NA ARTECH 2023

Magnificatio Algarvensis, uma performance concebida pelo “Coletivo Algarve – Art Lab”, ao qual pertencem os investigadores e artistas do CIAC Pedro Alves da Veiga, Rui Travasso, Vasco Ramalho, será exibida na ARTECH 2023 – 11th International Conference on Digital and Interactive Arts.

A performance Magnificatio Algarvensis é inspirado no Geopark Algarvensis, nas suas múltiplas facetas. Consiste numa apresentação transdisciplinar em que a música instrumental e o visual generativo comunicam através da mediação de tecnologias digitais, potenciando as capacidades acústicas tradicionais da marimba e do clarinete. Assim, a convergência destes vetores — performance musical, arte digital e visuais generativos reativos — é utilizada para levar o público numa magnífica viagem sensorial.

O Geopark Algarvensis – Loulé-Silves-Albufeira – dá a conhecer a diversidade geológica e as paisagens únicas da área partilhada pelos três concelhos. O território tem uma história geológica que regista o nascimento de cadeias montanhosas e mares antigos, moldados por processos naturais ao longo de milhões de anos. As suas características incluem formações rochosas, sítios fósseis, grutas, falésias, património cultural e biodiversidade que não só têm um grande valor científico, cultural e educativo, como também proporcionam uma multiplicidade de estímulos sensoriais.

Sobre os artistas:

Pedro Alves da Veiga é artista e investigador, doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e pela Universidade Aberta de Portugal, onde também é professor e subdiretor do programa de doutoramento em Média-Arte Digital. Na sua anterior carreira empresarial de mais de duas décadas, desenvolveu projetos premiados de web design e multimédia. Está regularmente envolvido em projetos na intersecção da arte, ciência e tecnologia. A sua prática artística inclui assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. Expôs os seus trabalhos em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia e EUA.

Rui Travasso nasceu em Évora, Portugal. É licenciado em Clarinete, pós-graduado em performance clássica pela Zuid-Nederlandse Hogeschool voor Muziek, Holanda, mestre em educação musical (Clarinete) e doutorado em new media art pela Universidade Aberta de Portugal e pela Universidade do Algarve. Tocou com várias orquestras e gravou álbuns a solo, bem como com diferentes formações musicais. Participou em várias exposições de new media art com os seus artefactos, nomeadamente, In.S.Pitch, MAD Clarinet e Post-Modern Auschwitz. É chefe de secção da Orquestra do Algarve desde 2013. Rui é também artista Yamaha e D’Addario Reserve Player.

Vasco Ramalho, músico e professor, nasceu em Reguengos de Monsaraz, Portugal. Licenciou-se em percussão na Universidade de Évora e concluiu uma pós-graduação em marimba solo no Conservatório Real de Antuérpia, Bélgica. É professor de percussão no Conservatório de Música de Loulé, no Algarve. É doutorando em Média Arte Digital na Universidade do Algarve e na Universidade Aberta de Portugal. Foi diretor artístico de festivais de percussão em Portimão, Reguengos de Monsaraz, Alcácer do Sal e Évora, bem como do festival Arte(S)em Palco em Reguengos de Monsaraz. Desde 2012, é artista da Adams, uma das mais conceituadas marcas de instrumentos musicais.

O Coletivo Algarve – Art Lab é constituído por Vasco Ramalho, Rui Travasso, Pedro Veiga, Rui D’Orey e Luís Marques e, antes de chegar a Faro, passa ainda pelo Festival Som Riscado, em Loulé, no dia 23. No dia 29, pelas 18:00, Magnificatio Algarvensis será apresentada na ARTECH 2023.

A ARTECH 2023 terá lugar na Universidade do Algarve, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, sob a temática “Digital Creation Processes”.

Consulte o programa completo (aqui).