CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DIGICOM

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

INVESTIGADORES DO CIAC MARCAM PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DESIGN E COMUNICAÇÃO DIGITAL (DIGICOM)

Entre os dias 3 e 5 de novembro de 2022, os investigadores do CIAC Adérito Fernandes-Marcos, Alexandre Martins, Bruno Mendes da Silva e Susana Costa participam na 6ª edição da Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital (DIGICOM). A conferência acontece no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, e em formato online.

Adérito Fernandes-Marcos participa no primeiro dia do evento, às 10h00, enquanto keynote speaker. Com a comunicação “Digital re-materialisation: towards a post-digital perspective in contemporary art research and practice”, o investigador reflete sobre a emergência de uma estética contemporânea, apoiada pela revolução tecnológica, onde materiais fisicamente tangíveis assumem um papel igualmente importante ao digital. Esta estética pós-digital assume o digital como omnipresente, um média líquido, porque flui e submerge tudo e a todos; transparente porque ubíquo e (em larga extensão) invisível; e também empoderadora, porque e é imanente através da própria fisicalidade dos objetos e materiais.

No mesmo dia, pelas 16h00, Alexandre Martins e Bruno Mendes da Silva apresentam “Digital wor(l)ds – using dynamic typography as a mean of artistic expression in digital and audiovisual settings”. Trata-se de uma comunicação que lança um olhar analítico e crítico sobre o papel semântico, estético e emocional da palavra escrita e da tipografia dinâmica e interativa em ambientes audiovisuais e digitais. Esta comunicação está inserida num projeto, já em andamento, que prevê a criação de múltiplas exposições e artefactos que partirão do espólio escrito de Fernando Gonçalves Lavrador, numa tentativa de confluir palavra, imagem e movimento.

Já no dia 4 de novembro, às 15h15, Susana Costa dá a conhecer o projeto de investigação “The Enredo game-installation: a proposal to counter hate speech online”, em coautoria com Mirian Tavares, José Bidarra e Bruno Mendes da Silva. O projeto propõe o uso dos média digital e jogos estratégicos para criar plataformas seguras para o diálogo, debate, e consciencialização sobre o discurso de ódio. Também se baseia nos conceitos de literacia mediática e literacia da informação, que são importantes não só para compreender e analisar o fenómeno do discurso de ódio online, mas também para desenvolver estratégias e ferramentas que permitem a contenção deste tipo de discurso.

A DIGICOM 2022 é organizada pela Escola de Design do Instituto Politécnico de Cavado e Ave e pelo Instituto de Investigação em Media Design e Cultura (ID+) com o apoio do Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM). A conferência pretende ser um espaço para reflexão e análise dos constantes desafios do design e comunicação digital para a sociedade, instituições e marcas.

Programa completo do evento disponível aqui.