Congreso Internacional Versos Ibéricos
A partir de amanhã, a equipa do romanceiro estará na Universidad de Sevilla a participar no Congreso Internacional Versos Ibéricos, onde se reúnem investigadores de trinta diferentes universidades para três dias de trabalho em torno das relações literárias hispano-portuguesas.
Entre os dias 22 e 24 de janeiro, Sandra Boto e Pere Ferré participam no Congreso Internacional Versos Ibéricos, dedicado no género da poesia, entre os séculos XV-XVIII, um período mais alargado de modo a abarcar as flutuações nos intercâmbios entre poetas, poemas, géneros portugueses e espanhóis em função das distintas relações políticas e do contexto histórico e linguístico.
Sandra Boto, coordenadora do projeto atualmente em curso, GarrettOnline, irá proferir a conferência de abertura deste encontro com uma comunicação dedicada aprofundar a influência do romanceiro castelhano na poesia popular portuguesa “’O ar desta pequena peça é muito mais antigo’: el romancero castellano (siglos XVI-XVIII) en la creación de la ‘poesía popular portuguesa’”.
Mais tarde, na primeira sessão, dedicada aos temas Ibéricos na Poesia e no Romanceiro, Pere Ferré apresentará a comunicação: “La batalla de Toro en un romance erudito: breve estudio de su fuente”.
O Congreso Internacional Versos Ibéricos Intercambios poéticos entre España y Portugal (siglos XV-XVIII) acontece entre os dias 22 e 24 de janeiro na Universidade de Sevilla e no Consulado General de Portugal, em Sevilha. O programa completo está disponível aqui.