CONGRESSO INTERNACIONAL

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GABRIELA BORGES MARCA PRESENÇA NO VI CONGRESSO INTERNACIONAL ALFAMED, NO PERÚ

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, a investigadora do CIAC Gabriela Borges participa do VI Congreso Internacional de Competencias Mediáticas, em Arequipa (Perú). O evento é promovido pela Rede Alfamed.

No primeiro dia (26 de outubro), pelas 15h45 (horário do Peru), a investigadora integra a “Mesa Redonda em Plenário: Experiências de investigação Educomunicativas do Equador, Colômbia, Portugal, Brasil e Peru”, com a comunicação “Apresentação das experiências do Observatório da Qualidade no Audiovisual”. Nesta comunicação, a investigadora apresenta o trabalho desenvolvido pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual, um projeto de investigação, ensino e extensão que, desde 2013, opera como um espaço de debate e de produção crítica e criativa sobre a produção audiovisual contemporânea, especialmente luso-brasileira. O seu foco principal é colocar em diálogo os conceitos de qualidade audiovisual e literacia mediática a partir da curadoria, análise e crítica de conteúdos criativos para elaborar um repertório de boas práticas e promover o desenvolvimento da literacia mediática na produção científica e criativa dos alunos. A relevância do projeto evidencia-se na sua interdisciplinaridade, agregando diversos atores sociais na formação de uma ampla rede com alunos, investigadores, produtores, educadores e agentes culturais. Pretende-se formar os alunos não apenas no sentido de se familiarizarem com os métodos de pesquisa científica e a sua aplicação por meio das atividades de extensão e de divulgação científica, mas também promover uma educação crítica e autónoma que tenha reflexos na formação de cidadãos ativos e intervenientes para a prática profissional na área da comunicação.

Já no dia 27 de outubro, às 10h10 (horário do Peru), a sua participação é na sessão “Audiências e ciberconsumo crítico”, com “As dimensões da competência mediática na produção e consumo de fanfics da série brasileira «As Five»”. Ao lado da investigadora Gabriela Borges participam também Daiana Sigiliano e Luma Perobeli, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil). Esta comunicação apresenta um artigo, de autoria das investigadoras, que analisa as dimensões da literacia mediática, propostas por Ferrés e Piscitelli (2015), que estão em operação nos processos de produção e consumo de fanfics sobre a série brasileira As Five (Globoplay, 2021 – atual). Para a discussão desta questão, foram aplicados 150 questionários online direcionados para os fãs da trama. Posteriormente, as respostas foram sistematizadas e codificadas no software Atlas.it. Conclui-se que, ao serem compartilhadas e consumidas em ambientes digitais colaborativos, as fanfics estimulam a aprendizagem informal, combinando elementos multimodais, a leitura polissémica e um extenso repertório mediático.

A Rede Alfamed tem sede na Universidade de Huelva (Espanha) e reúne mais de 240 investigadores de 19 países euroamericanos para propiciar espaços de fortalecimento, atividades académicas de investigação, extensão, produção e difusão sobre a educação nos media. O foco desta rede é a Comunicação e a Educação, que convergem na literacia mediática para a cidadania. Até o momento, a rede já organizou cinco congressos internacionais, na Colômbia, no Brasil, na República Dominicana e no Equador.

O programa completo do próximo Congresso ALFAMED, no Perú, está disponível aqui.