CONGRESSO RNEC

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PROGRAMA DO II CONGRESSO DA RNEC DISPONÍVEL ONLINE

O programa do II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais já se encontra disponível online. Organizado pela RNEC, CIAC e ESEC, o evento terá lugar no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, na Universidade do Algarve, nos dias 27 e 28 de abril de 2023.

Sob o tema “Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo”, o II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais tem como objetivo potenciar a discussão sobre a cidadania digital e as culturas do contemporâneo; e afirmar a vitalidade da área dos estudos culturais. Para além disso, pretende-se pôr em diálogo e dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos nos diferentes centros de investigação e universidades, a fim de promover o desenvolvimento de parcerias e redes de ensino/investigação.

Esta edição conta com a presença dos keynote speakers João Massarolo (UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Brasil), María Amor Pérez Rodríguez (Universidade de Huelva, Espanha), Marco Solaroli (Universidade de Bolonha, Itália), Ana Cristina Mendes (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Ignacio Aguaded (Universidade de Huelva, Espanha), Moisés de Lemos Martins (Universidade Lusófona) e Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro).

De destacar também a participação dos investigadores do CIAC: Ana Clara Santos, Ana Isabel Soares, Gabriela Borges, María Botana Vilar, Mirian Tavares, Juliana Wexel, Olivia Novoa Fernández, Patrícia Dourado, Rosimária Sapucaia, Sílvia Viegas, Sandra Côrtes-Moreira e João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha.

A Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) articula nove instituições portuguesas de investigação e docência de nível superior, dedicadas ao desenvolvimento de ações de investigação, inovação, formação e difusão dos estudos culturais. Visa promover a estruturação do campo dos estudos culturais e estimular a cooperação nacional, de forma a conferir maior robustez à produção científica na área. Pretende-se, com esta iniciativa, que os estudos culturais praticados nas Universidades Portuguesas sejam, cada vez mais, uma referência dentro e fora do país.