CYPET

CYPET

PROJETO CYPET PRESENTE NO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL

No próximo dia 8 de dezembro de 2022, entre as 17h50 e as 18h15, as investigadoras do CIAC Rosimária Rocha, Inês Guerra e Célia Vieira apresentam a comunicação “Poéticas em Ciberperformance: um estudo de caso sobre ‘Jardins Esquecidos’”, no V Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Sob a temática “(en)volver”, o evento  é organizado pela Universidade Federal de Goiás (Brasil) e acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, em formato online.
A comunicação aborda um estudo de caso sobre a ciberperformance Jardins esquecidos, apresentada em 2020, pelo Teatromosca, em parceria com a Câmara de Oeiras em Portugal. A obra foi identificada como caso de estudo, no decurso de uma das entrevistas realizadas no âmbito do projeto de investigação CyPeT, em curso no CIAC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A partir deste estudo de caso, as autoras pretendem identificar e analisar iniciativas criativas promovidas por artistas, grupos artísticos e comunidade académica portuguesa no âmbito das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, estratégias, a experiência estética e de interação social da audiência, em contextos de performance à distância. O objetivo desta investigação passa por explorar a teoria e prática da ciberperformance, com o intuito de desenvolver um novo modelo pedagógico para a sua inclusão nos currículos do ensino superior.

O Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (SIPACV) é um evento realizado pelos Programas de Pós-Graduação Arte e Cultura Visual, da Universidade Federal de Goiás (Brasil), e Maestría en Arte y Cultura Visual, da Facultad de Artes, Universidad de la República (Uruguai). O evento é direcionado para investigadores, estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins, e interessados na interlocução, cooperação e divulgação de seus projetos e pesquisas. Pretende-se refletir sobre esta época, onde a dissidência e a guerra voltam a ser uma discussão no plano geopolítico e discutir a necessidade de pensar a liberdade, a democracia e novos manifestos artísticos e pedagógicos.

O programa completo do congresso está disponível aqui.