ENTREVISTA
MIRIAN TAVARES É UMA DAS “MULHERES UALG” DA EDIÇÃO DE JANEIRO DA UALGZINE
Sob o mote “Mulheres UAlg”, a edição de janeiro da UALGzine dá a conhecer o percurso de 25 mulheres que ajudaram a escrever a história da Universidade do Algarve. Entre antigas e atuais alunas, funcionárias, investigadoras e docentes, encontra-se Mirian Tavares, coordenadora do CIAC.
Mirian Tavares é professora associada e já dirigiu cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento (como as licenciaturas em Artes Visuais (da qual é a atual subdiretora) e em Estudos Artísticos; o mestrado e o doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes; o mestrado em Gestão Cultural e o doutoramento em Média-Arte-Digital, que ainda coordena). Foi diretora de Departamento e já assumiu a direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Dar aulas é, para si, uma grande paixão. Nunca se sentiu questionada pelas posições que ocupou, mas considera que há ainda muito caminho a percorrer pela sociedade em geral. No seu percurso, existem muitos momentos marcantes e destaca a criação da licenciatura em Artes Visuais e do CIAC.
No ano em que a UAlg publicou o Plano Inclusivo de Igualdade de Género, a UAlgzine dá destaque às mulheres da academia. Falam das suas “histórias”, dos desafios da mulher na sociedade atual, das referências que marcaram as suas vidas e dos seus percursos na Universidade do Algarve.