ESPETÁCULO

ESPETÁCULO

ESPETÁCULO DE ALEXANDRE CALADO “LEBRE — LANCES DE HERMES” SOBE AOS PALCOS EM LISBOA E ALMADA

Em novembro, o investigador do CIAC Alexandre Calado, ao lado de João Ferro Martins, estreia o seu espetáculo de artes visuais LEBRE – Lances de Hermes. Trata-se de um espetáculo da palavra enquanto imagem-tempo, de hip-hop filosófico, de teatro de cabaret para os cidadãos digitais. A estreia acontece nos dias 5 e 6 de novembro de 2022, no Musicbox, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps d’Images. Os artistas seguem depois para o Incrível Almadense, em Almada, onde apresentam HARE e LEBRE, nos dias 17 e 19 de novembro, respetivamente.

O projeto LEBRE – Lances de Hermes toma como ponto de partida a ideia de que estamos numa era da velocidade e da comunicabilidade, que são atributos da figura mitológica de Hermes. Sob outra perspetiva, assume um diagnóstico de inflação hermética, na medida em que a cultura contemporânea do ocidente sofre de manipulação da informação, de dissolução de valores, de co-modificação da cultura e das artes.

O deus Hermes é a vítima das encruzilhadas, das mensagens entre mundos, do comércio e dos ladrões. Está lançado o mote para este espetáculo de cruzamentos disciplinares, que se materializa num falso concerto de música e spoken word, com exploração da ilusão entre o que está a acontecer em tempo real e o que foi pré-gravado. Assim, o trabalho dos artistas envolve uma ensemble de voz, teclas, baixo, percussão/electrónica e vídeo-texto, que nos conduz numa reflexão sobre a manipulação de informação, a dissolução de valores e a aceleração permanente.

Em estreita articulação com o espetáculo, surge um concerto de música que expande de modo muito natural o formato de apresentação pública da investigação levada a cabo. HARE é uma banda que se apresenta em concertos e é composta pelos mesmos membros de LEBRE. Para além disso, o projeto prevê a instalação de peças de artes visuais, a edição de um livro e de um disco em formato digital.

Mais sobre o projeto aqui.