ESTADIA INVESTIGACIONAL

ESTADIA INVESTIGACIONAL

CIAC ACOLHE ESTADIA INVESTIGACIONAL NA ÁREA DA CULTURA DIGITAL

Florence Dravet é Professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do Corpo Docente permanente do Programa de pós-graduação em Comunicação e do Programa de pós-graduação em Educação da UCB. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, na Universidade de Brasília (2011). Entre 2014 e 2020, foi Coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, da Universidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens mediáticas, narrativa e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa “Travessia – Transdisciplinaridade e Criatividade” do DGP/CNPq. É autora dos livros: “Crítica da razão metafórica – mito, magia e poesia na cultura contemporânea” (Brasília, Casa das Musas, 2014) e “Comunicação e Poesia” (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro “Transdisciplinaridade e Educação do Futuro”, onde propõe um pensamento transdisciplinar poético.

Da sua estadia em Portugal, espera estabelecer as bases para um novo projeto de pesquisa intitulado “As Formas do Mito nas Narrativas Digitais: Tecnologia, Imaginação e Criatividade”. Como todas as formas de cultura, a cultura digital é atravessada pelo mito, nas suas produções narrativas, nas suas manifestações e organização nas redes sociais, nas séries ficcionais e nas diversas formas de arte.

Num primeiro momento, Florence Dravet pretende investigar como o mito (enquanto pensamento, mas também nas suas diversas mitologias) se manifesta no ambiente digital e como é apreendido pela ciência. Esta etapa cumprir-se-á por meio de uma revisão sistemática da literatura científica multidisciplinar dos últimos cinco anos sobre o tema. Num segundo momento, o material obtido será analisado a fim de se identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas à disposição na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimédia e transmédia, estruturas complexas, etc). Nesta etapa, as teorias do imaginário propostas por Jung (2011), Durand (2002, 2004), Morin (2005, 2007 e 2014) e Maffesoli (2008) fundamentarão a leitura crítica, através da qual se identificará o potencial do mito na formação de um imaginário criativo no ambiente digital.

Os resultados esperados deverão apontar para novos caminhos em direção a uma literacia digital transdisciplinar; caminhos capazes de despertar posturas críticas e criativas nas novas gerações hiperconectadas e imersas no ambiente digital, especialmente quanto às suas competências narrativas e criativas. Como a inovação tecnológica dialoga com a tradição mítica? E nesse contexto, quais são os velhos e novos saberes necessários a uma literacia digital transdisciplinar?

A estadia investigacional no CIAC decorrerá até agosto de 2021 e permitirá a criação de um vínculo entre o CIAC e o Grupo de Pesquisa “Travessia – Transdiciplinaridade e Criatividade”, da Universidade Católica de Brasília. Para além disso, possibilitará a abertura de espaços de diálogo para os estudantes e investigadores de ambas as Instituições.