ESTADIA INVESTIGACIONAL
CIAC RECEBE VALDEMIR NETO PARA ESTADIA INVESTIGACIONAL
Valdemir Neto, estudante do doutoramento em Ciências da Linguagem (Universidade do Sul de Santa Catarina/Brasil), encontra-se numa estadia investigacional no CIAC-UAlg até agosto de 2024.Durante esse período, Valdemir está focado em aprofundar os seus estudos sobre literacia mediática, sob a orientação da Prof. Dra. Gabriela Borges.
Com uma formação inicial em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí, Valdemir especializou-se em Comunicação, Marcas e Consumo pela Universidade Anhembi Morumbi, concluiu um mestrado em Ciências da Linguagem e está atualmente cursando o doutorado na mesma área, ambos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Brasil).
A chegada do pesquisador ao CIAC resulta dos esforços de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina, por meio do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do governo brasileiro.
No âmbito de suas pesquisas atuais, Valdemir concentra-se nos estudos de televisão, memória e convergência mediática. Os seus estudos centram maioritariamente no modo como os media participam e estimulam a evocação das memórias nas sociedades contemporâneas. Segundo ele, as redes sociais tornaram-se um espaço profícuo para proliferação de narrativas e, com isso, as memórias sofrem também constantemente tendo em vista as diversas formas como as narrativas ficcionais circulam e fomentam a discussão em rede.
Fundamentando sua pesquisa na premissa de que as ficções televisivas, no contexto da convergência mediática, exercem influência significativa na evocação e reconstituição de lembranças contemporâneas, Valdemir busca compreender de que maneira a literacia mediática pode contribuir para os estudos sobre memória. Ele acredita que essa incursão proporcionará uma nova abordagem para problematizar a memória no campo da comunicação, destacando a importância dos meios de comunicação na manutenção das chamadas “memórias coletivas”.
Durante a sua estadia no CIAC, Valdemir buscará estabelecer parcerias entre o CIAC e o Grupo de Pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes (Universidade do Sul de Santa Catarina), com o qual se encontra vinculado.