APRESENTAÇÃO DE LIVRO

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

INVESTIGADORA DO CIAC APRESENTA LIVRO “DEUS PAN E OUTROS CONTOS” DE JOSÉ DIAS SANCHO

No próximo dia 30 de setembro, pelas 18h00, a investigadora do CIAC Sílvia Quinteiro e professora Maria José Marques apresentam, na FNAC Faro (Fórum Algarve), o livro Deus Pan e outros contos. Trata-se do primeiro volume da coleção Obras de José Dias Sancho, que visa preservar, compilar e trazer aos leitores do século XXI a obra deste escritor algarvio do início do século XX.

Resultado da parceria entre a Universidade do Algarve e o Município de São Brás de Alportel, a coleção Obras de José Dias Sancho concretiza-se através do trabalho de investigação e edição das Professoras Sílvia Quinteiro e Maria José Marques. Deus Pan e outros contos é uma coletânea de contos e novelas que traça um retrato único do Algarve no início do século XX. As paisagens físicas e humanas descritas apresentam o espaço físico com as respetivas fauna e flora e com os homens e mulheres que o povoam, num desfilar de figuras-tipo que cristalizam a sociedade da época. Compondo pequenos retratos do quotidiano algarvio, os contos de José Dias Sancho desenham um Algarve claramente divido entre um interior mais próximo do Alentejo do que do litoral algarvio, ao longo da qual se desenvolvem a pesca, os serviços, o comércio e o turismo.

José Dias Sancho (1898-1929), nascido em São Brás de Alportel, foi advogado, jornalista, poeta, escritor, conferencista, crítico literário e caricaturista. Colaborou em diversos jornais e revistas, foi cofundador do jornal Correio do sul, e redator principal e diretor do jornal A situação. É autor de Canções de amor (1916), Aos homens de Portugal (1919), Ídolos de barro I (1920), Serenata de Mefistófeles (1921), Ídolos de barro II (1922), Ritual do amor (1923), A paisagem, a mulher e o amor (1925), Deus Pan: Contos rústicos e paisagens (1925), Roteiro do Algarve (1928) e Bezerros de ouro (1930).