EVENTO INTERNACIONAL
CIAC MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL STEREO & IMMERSIVE MEDIA 2021
Nos próximos dias 11 e 12 de junho, os investigadores do CIAC Ana Perfeito, Bruno Mendes da Silva, Hugo Canossa e Rosimária Rocha participam na 4ª edição da conferência internacional “Stereo & Immersive Media 2021 – Photography, Sound and Cinema Research“. Organizada pela Universidade Lusófona, a conferência realiza-se em formato exclusivamente online, nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho de 2021.
A comunicação “Os cineastas como performers – desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual” será apresentada por Ana Perfeito e Bruno Mendes da Silva, no dia 11 de junho, pelas 17h30. No dia seguinte, pelas 15h15, Hugo Canossa apresenta “Videomapping – a fifty-year old technology?” e, às 17h15, Rosimária Rocha apresenta o artigo “Quintal dos Sons: Uma Experiência a partir dos Sons do Vale do Jequitinhonha” (assinado também por José Bidarra e Ângela Saldanha).
“Stereo & Immersive Media 2021” centra-se nas tecnologias imersivas (atuais e antigas): desde a fotografia estereoscópica e do cinema 3D à realidade virtual. Para explorar estes temas, a conferência conta com conhecidos oradores internacionais, tais como Tom Gunning (Universidade de Chicago), Denis Pellerin (Arquivo de Estereoscopia de Brian May), Elizabeth Edwards (Universidade De Monfort) e Carlos Teixidor (Instituto de Património Cultural de Espanha). Para além disso, participam oradores convidados de arquivos e museus europeus e diferentes investigadores internacionais.
A edição deste ano inclui diversos eventos paralelos, nomeadamente o “S3D Short Film Festival”, um festival de curtas de cinema 3D que contou com Ana Isabel Soares, membro do Conselho Executivo do CIAC, como elemento do júri do Comité de Seleção. Para além disso, está prevista uma exposição online de estereoscopia “Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva” (uma apresentação do fotógrafo em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, e com curadoria de Sofia Castro e Vítor Gens) e um cine-concerto 2D-3D do realizador Edgar Pêra, intitulado Stravaganza (que consistirá numa edição e transmissão em direto com filmes 3D).