EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Instalação imersiva de Rudolfo Quintas integra programação do Projeto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade

O artista Rudolfo Quintas tem patente no Convento de São Francisco, em Coimbra, a sua mais recente instalação audiovisual imersiva, no âmbito do projeto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidadedesenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra. A instalação estará patente entre os dias 1 de julho e 2 de setembro, e integra um percurso sonoro na cidade para descobrir, que liga o Convento São Francisco ao Jardim Botânico, com passagem pelo Parque Manuel Braga, junto ao Museu da Água. Além das instalações sonoras apresentadas, o percurso explora as paisagens e ambientes sonoros dos lugares, oferecendo ao visitante a possibilidade de os experienciar numa perspetiva a que raramente somos sensíveis.

A instalação em exposição, intitulada Darkless: The Black Hole, é um trabalho em que o público é convidado a fazer parte de um espaço de expressão artística e em que o tempo e o espaço colidem — como num buraco negro, para tornar consciente o nosso lugar presente. A composição desta instalação é inspirada no trabalho que Rudolfo Quintas desenvolve sobre a expansão criativa do corpo e da realidade em pessoas cegas, mapeando o movimento do corpo através do som.

Recentemente, Rudolfo Quintas esteve na Antena 3, no programa Domínio Público, onde pôde apresentar este seu mais recente trabalho. A conversa com a jornalista Vanessa Augusto está disponível aqui.