EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Galeria Trem recebe “3285 dias” em homenagem ao Curso de Artes Visuais da UAlg

Inaugura no próximo dia 22 de janeiro, pelas 18h30, na Galeria Trem, em Faro, a exposição “3285 dias”, uma exposição organizada pelos professores/artistas do Curso de Artes Visuais no sentido de prestar uma homenagem à licenciatura que a Universidade do Algarve viu nascer há precisamente nove anos.

Sendo o Desenho expressão basilar do pensamento plástico, e fundador de uma prática artística, surge assim de forma natural como o meio escolhido pelos professores/artistas do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve para a presente exposição.

A exposição, patente até ao dia 4 de abril, poderá ser visitada de terça a sábado das 10h30 às 18h00.

Sobre os artistas:

Xana (Lisboa,1959) licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984, ano em que vai residir para Lagos no Algarve. É co-autor do projecto de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve onde é professor convidado desde 2004.

Como artista visual realizou desde 1981 diversas exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos.

Em 2005 a Culturgest, Lisboa, apresentou uma selecção antológica das suas obras.

Ultimamente tem centrado o seu trabalho artístico na criação de instalações/construções temporárias de arte pública. Nesse âmbito destaca-se a construção, em 2009, um grande “Arco do Triunfo” no Passeio de Gràcia em Barcelona. Apresentou em 2010, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, a instalação “Assembleia”, integrada na exposição “Res Publica”. Em 2012 realizou no Museu do Chiado” a instalação “Nova Assembleia e algumas próteses” e construio nesse verão, no parque de esculturas de Vila Nova da Barquinha, a intervenção escultórica “Uma Casa no Céu”. Em 2013 realizou a instalação “Amor Libera Lux” no âmbito da iniciativa “Vicente’ 13” em Belém, Lisboa.

Rui Sanches (Lisboa, 1954) estudou no Goldsmiths’ College, Londres (BA 1980) e na Yale University, New Haven (MFA 1982). Em 1984 expôs pela primeira vez o seu trabalho na Galeria de Arte Moderna da SNBA e na Galeria Diferença, em Lisboa. Desde então realizou mais de quarenta exposições individuais de que se destacam a exposição retrospetiva no CAM da F. C. Gulbenkian (2001) e a exposição “MUSEUM” no Museu Nacional de Arte Antiga (2008), e participou em dezenas de exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho está representado nas principais coleções públicas portuguesas e em várias coleções estrangeiras, nomeadamente: CAM/Fundação C. Gulbenkian, Fundação de Serralves, Museum Van Hedendaagse Kunst Antwerp, Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporaneo, Badajoz, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Coleção Berardo e Coleção Cachola. É professor auxiliar convidado no Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve. Recebeu o prémio AICA-Ministério da Cultura em 2008.

Susana de Medeiros nasce em Ponta Delgada (São Miguel, Açores). Vive actualmente no Algarve. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e em Artes Plásticas pela ESTGAD, actual ESAD (Caldas da Rainha), é também bacharel em Belas Artes pela Universidade de Nottingham Trent, tendo sido aí Bolseira no âmbito do programa europeu – Aprendizagem ao Longo da Vida – Erasmus/Sócrates.
Na área da dança e movimento (contemporâneos) participou em workshops orientados por Clara Andermatt, Madalena Victorino, Margarida Mestre, Vera Mantero, Sílvia Real e Helena Flôr Dias.
Lecciona actualmente no ensino universitário (na Universidade do Algarve) e desenvolve projectos de educação não-formal nas áreas das artes visuais e performativas, do cinema e da mediação e promoção da leitura.
Integra a Xerem – uma associação cultural com sede em Lisboa. Artista multidisciplinar entre os locais onde desenvolveu projectos como artista plástica destacam-se: Cuenca (Espanha), Maputo (Moçambique), Nottingham (Inglaterra), Nova York (E.U.A.), São Petersburgo (Rússia) e Portugal.


View Larger Map