EXPOSIÇÃO
GALERIA MAUS HÁBITOS ACOLHE EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE INVESTIGADORA DO CIAC
No próximo dia 24 de março de 2022, pelas 18h00, é inaugurada na Galeria Maus Hábitos (Porto), a exposição Não há botão-retrocesso para a vida – O interminável trabalho em progresso de Mark Amerika, com a curadoria da investigadora do CIAC Ana Carvalho. Patente até dia 8 de maio e de entrada livre, a exposição expõe o trabalho do artista Mark Amerika em diversos formatos de vídeo, cruzando diferentes géneros e práticas artísticas.
Não há botão-retrocesso para a vida – O interminável trabalho em progresso de MarkAmerika apresenta uma combinação de performance para câmara, gravações a partir do Google Maps e imagens de Internet com animações em 3D. Intercalando vídeo-pedagogia, vídeo-ensaio, vídeo-musical, vídeo-NFT, vídeo-glitch e vídeo-poesia, a exposição dá a conhecer o estilo de pós-produção de Amerika, a vida do artista e o infinito número de obras de arte produzido.
Mark Amerika é docente na Universidade do Colorado em Boulder, diretor fundador do Programa Doutoral em Arte Intermédia, Escrita e Performance, na Faculdade de Média, Comunicação e Informação e professor de Arte e História da Arte. Já expôs em locais como a Whitney Biennial of American Art, o Museu de Arte de Denver, o Instituto de Arte Contemporânea em Londres, o Walker Art, o Museu Nacional de Arte Contemporânea de Atenas, entre outros. Em 2009, Amerika lançou Immobilité, de forma geral considerada a primeira longa-metragem artística gravada com telemóvel.