FARCUME
Em Faro, acontece mais uma edição do FARCUME com o apoio do CIAC.
O FARCUME-Festival Internacional de curtas-metragens de Faro, celebra 10 anos de vida, decorrendo entre 14 de agosto e 05 de setembro, com uma programação organizada em seis sessões de competição e uma sessão de retrospectiva, que irão decorrer em quatro cidades algarvias: Faro, Olhão, Loulé e Tavira.
Nas sessões de competição, apresentamos ao público 58 filmes, oriundos de 21 países correspondendo a três categorias: ficção, documentário e animação. Este ano, a sessão de abertura será inteiramente dedicada à produção cinematográfica espanhola. São onze curtas-metragens oriundas do país vizinho, cuja presença no FARCUME se têm pautado pela quantidade e qualidade dos filmes em competição.
Trata-se de um programa de caráter internacional, que oferece aos espetadores oportunidade paramdescobrir cineastas com origens culturais, estilos e sensibilidades bastante diferentes, o que, estamos certos, permitirá um olhar abrangente e polissémico sobre cinema e o mundo contemporâneo em que vivemos.
A competição encerra com uma sessão inteiramente dedicada ao cinema português. O destaque vai para a presença da realizadora algarvia Vera Casaca e o realizador Hugo Pinto, que vão ambos apresentar duas curtas-metragens.
A 10 ª edição do FARCUME termina com uma sessão retrospetiva, para a qual foram selecionadas nove curtas premiadas em anteriores edições do festival.
Neste ano em que o Covid -19 impõe tantas restrições à circulação dos seres humanos, o FARCUME irá pela primeira vez transmitir as suas sessões em online, abrindo deste modo uma janela para o mundo, que, estamos certos, tornará Faro num ponto de encontro virtual para cinéfilos de todo o mundo.
Programa disponível aqui.