NOVA PUBLICAÇÃO
ENSAIO DE JULIANA WEXEL E MIRIAN TAVARES INTEGRA DOSSIER “COEXISTÊNCIAS E COCRIAÇÕES” DA REVISTA CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA
Juliana Wexel, bolseira-investigadora FCT-CIAC e doutoranda em Média-Arte Digital do DMAD, juntamente com Mirian Tavares, Professora Associada da UAlg e Coordenadora do CIAC, assinam o ensaio “Des-instalação interativa ivagination e seus fluxos: uma criação autoginográfica em site-specific em tempos de distanciamento social planetário“, publicado recentemente no dossier “Coexistências e Cocriações” da revista ClimaCom Cultura Científica.
A obra intitulada des-instalação ivagination é um artefacto digital interativo desenvolvido a partir de uma proposta de experiência imersiva, em site-specific, que transformou parcialmente a casa provisória da artista Juliana Wexel, em Lisboa, num corpo de mulher. O ensaio descreve parte do processo de criação da obra ivagination, as motivações artísticas, estéticas e relacionais aplicadas na experiência e ressalva a presença de duas noções de fluxo distintas: a alusão ao fluxo do ciclo menstrual e, por conseguinte, a importância do fluxo (flow) de interatividade do público para completar essa experiência artística imersiva.
O desenvolvimento deste projeto de arte computacional insere-se no campo das práticas de investigação científica a partir de um projeto artístico e tecnológico. Desenvolvida no contexto do Projeto de Arte Computacional do DMAD, a obra ivagination integrou a edição online do Retiro Doutoral de 2020 e foi exibida no ARTeFACTo 2020 – Congresso Internacional sobre Criação Digital nas Artes e Comunicação. Na revista ClimaCom Cultura Científica, o short doc compõe a secção “Arte“.
O dossier “Coexistências e Cocriações”, organizado por Susana Dias, Carolina Rodrigues, Karolyne de Souza e Larissa Bellini (Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil), reúne diferentes artigos, ensaios, resenhas, textos jornalísticos e produções artísticas e culturais que dão atenção às coabitações, coconspirações e coevoluções. Os textos convocam pensamentos e práticas de processos de coaprendizagens, em diferentes áreas, com diferentes agentes e distintos modos de pensar e habitar o mundo.