NOVA PUBLICAÇÃO
PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL CONTA COM CAPÍTULO DA AUTORIA DE MANUEL CÉLIO CONCEIÇÃO
Advances in Interdisciplinary Language Policy, com edição de François Grin (Universidade de Geneva), László Marácz (Universidade de Amesterdão) e Nike K. Pokorn (Universidade de Liubliana), foi publicado recentemente e inclui um capítulo da autoria de Manuel Célio Conceição (CIAC/UAlg) e de Elisa Caruso (UAlg), intitulado “Higher education language policies for mobility and inclusion”.
Neste capítulo, é analisada a forma como as políticas linguísticas das instituições de ensino superior lidam com o compromisso entre a mobilidade e a inclusão. As práticas linguísticas no ensino, investigação, governação e transferência de conhecimento para a sociedade são elementos da paisagem linguística no ensino superior como espaços de aprendizagem multilingue e multicultural. Nestes espaços existe uma enorme diversidade de repertórios linguísticos e existe também uma uniformização, exigida pela redução a uma (desejada) língua comum justificada pela necessidade de visibilidade, parametrização e comparação com outras. Em “Higher education language policies for mobility and inclusion”, Manuel Célio Conceição e Elisa Caruso analisam o conceito de língua emergente das práticas linguísticas e utilizada no ensino superior e refletem sobre os vários papéis atribuídos às línguas.
Este livro resulta do esforço conjunto de 25 equipas de investigação de toda a Europa. Partindo dos desafios do multilinguismo no contexto europeu, reúnem-se perspetivas de estudiosos da linguística aplicada, economia, ciências da educação, finanças, geografia, história, direito, ciência política, filosofia, psicologia, sociologia e estudos de tradução. Sem comprometer a análise do estado da arte proposta em cada capítulo, é dada especial atenção à acessibilidade interdisciplinar de conceitos e métodos sobre política e planeamento linguístico.