NOVA PUBLICAÇÃO
CAPÍTULO DE AUTORIA DE INVESTIGADORAS DO CIAC INTEGRA LIVRO DA IGI GLOBAL
O capítulo “Street Art, Intersectional Feminism, and Digital Media-Art: Report on the Cyberperformative Artefact ‘Make Me Up!'” [Arte de Rua, Feminismo Interseccional, e Arte-Media Digital: Um Relatório do Artefacto Cyberperformativo “Make Me Up!”], das investigadoras do CIAC Juliana Wexel e Mirian Tavares, integra o recém-publicado livro Handbook of Research on Urban Tourism, Viral Society, and the Impact of the COVID-19 Pandemic. Esta é uma publicação da IGI Global com edição de Pedro Andrade e Moisés de Lemos Martins, ambos da Universidade do Minho.
O capítulo demonstra o discurso da estética artivista produzida em relações convergentes sobre o espaço urbano, arte de rua, feminismo interseccional (género, classe, etnia), e tecnologias digitais num contexto pós-pandémico. Os resultados da investigação derivam de três estágios: uma pesquisa de um estudo de ponta sobre as relações entre arte de rua, artivismo feminista, e arte-media digital; a produção e aplicação de dados autoetnográficos na criação de artefactos artísticos digitais; e a curadoria de vídeo-instalações. A análise foca no estudo de caso do artefacto de arte pós-digital ‘Make me up!’, uma experiência imersiva e cyberperformativa que conecta a tecnologia de realidade aumentada (RA), arte de rua, Instagramismo e a ‘Selfiecity’. O artefacto digital ‘Make me up!’ foi lançado durante a 10ª Conferência Internacional de Artes Digitais e Interativas – ARTECH 2021, em Aveiro.
A IGI Global é uma importante editora académica internacional. Fundada em 1988 e sedeada em Hershey, Pennsylvania, EUA, a editora se dedica a facilitar a descoberta de investigação pioneira que aprimora e aumenta o conhecimento disponível para a comunidade de investigação.