NOVA PUBLICAÇÃO

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ARTIGOS DE INVESTIGADORES DO CIAC PUBLICADOS NA REVISTA “NOVOS OLHARES” 

O dossier “Tecnologias de Inovação“, da revista Novos Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, conta com diferentes artigos da autoria dos investigadores do CIAC. Organizado por Denize Araujo (Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil) e coeditado por Claudia Lambach (Grupo CIC) e Elisa Antunes (CIAC), o dossier reúne textos de investigadores do Brasil, Portugal, Finlândia, Austrália, Canadá, Espanha e Colômbia.

Destacam-se os seguintes artigos: “A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigação“, de Adérito Fernandes Marcos (CIAC/UAb/USJ), Marcos Luiz Mucheroni (USP) e Selma Pereira (CIAC); “Como se constrói uma casa: tipografia dinâmica e interativa em ambientes digitais e audiovisuais“, de Alexandre Martins (CIAC) e Bruno Mendes da Silva (CIAC/UAlg); “Interações entre as linguagens de arte/mídia partir da RV-Realidade Virtual e RA-Realidade Aumentada“, de José Bidarra (CIAC/UAb) e Rodrigo Oliva (UP); “Intersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativa“, de Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb); “A intervenção multimídia do espaço público: uma dinâmica de fluxos audiovisuais“, de Hernando Urrutia (CIAC); e “Pressupostos para uma experiência cinemática expandida“, de Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Rita Cassitas (UP).

Centrando-se nas tecnologias de inovação (nomeadamente na realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, metaverso, arte robótica, pós-humanismo, média-arte digital e ambientes imersivos), o dossier é uma proposta do Cluster Cinex que integra o projeto aprovado pelo CNPq Universal “Memórias do Futuro: inovação midiática multimodal”.

Novos Olhares é uma publicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A revista foi criada em 1998 e é uma referência na publicação de trabalhos voltados para diferentes aspetos da produção audiovisual, como o cinema, a televisão, a internet, o rádio e a música popular industrializada.