NOVA PUBLICAÇÃO
TEXTO DE JULIANA WEXEL E MIRIAN TAVARES INTEGRA GUIA PARA ESTUDOS URBANOS
“Performing the city from the cyberspace” foi recentemente publicado no livro Repository: 49 Methods and Assignments for Writing Urban Places [49 métodos e tarefas para escrever lugares urbanos]. A publicação oferece um conjunto de métodos e tarefas destinados a estimular novas abordagens na arquitetura, nos estudos urbanos e em outros campos do desenvolvimento espacial, além de convidar a compromissos criativos, frequentemente incorporados e, às vezes, lúdicos com as dimensões materiais e imateriais dos lugares urbanos.
O ensaio é obra da coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, e de Juliana Wexel — investigadora do CIAC, doutoranda em Média-Arte Digital pela FCT-DMAD e membro do Working Group Methodological Framework do projeto Writing Urban Places.
Repository é um guia de campo com métodos e tarefas inspiradores para estudos urbanos, conta com uma introdução prática e acessível aos métodos de engajamento urbano, contém tarefas práticas e surpreendentes para o leitor e explora a interface especial entre arquitetura e literatura. O livro completo está disponível para download aqui:
“Performing the city from the cyberspace” (p.123-124) propõe um método dinâmico intitulado CyberPerformanCity, aplicado a práticas artísticas pós-digitais envolvendo o conceito de espaço híbrido: o espaço de combinação entre objetos físicos e redes de comunicação de informações digitais; uma combinação entre espaço virtual e real e entre espaço físico concreto e espaço digital efêmero (Tira, 2021). O objetivo é sugerir um recurso metodológico experimental, não ortodoxo, disruptivo e generativo para processos criativos baseados em média-arte digital. Esse método, por sua vez, possibilitaria a produção e a revelação de novas narrativas, bem como dimensões imaginativas e visualmente estéticas, usando o espaço urbano como personagem, objeto ou palco das intervenções artísticas. A tarefa proposta neste método é inspirada no processo de criação de Make me up!, que integrou a edição da ARTECH 2021, em Aveiro, Portugal. O artefacto digital utiliza a tecnologia de AR para criar narrativas ciberperformativas entre street art feminista a partir de filtros autorais criados via Spark AR Studio e disponibilizados no Instagram.
O livro é um dos resultados do Repository of Methods (RoM), um projeto em andamento que tem como objetivo reunir uma ampla gama de métodos, abordagens, procedimentos e tarefas de diversas disciplinas empregadas para capturar, explorar, vivenciar, envolver-se, analisar, compreender e dar sentido às cidades europeias de médio porte. O resultado do RoM não é um documento único e abrangente, mas sim uma coleção contínua e iterativa de métodos, abordagens e tarefas enviadas por diferentes membros da Cost Action Writing Urban Places e apresentadas em formatos variados.
Writing Urban Places propõe uma investigação inovadora ao articular estudos literários, planeamento urbano e arquitetura e ao valorizar a especificidade das culturas urbanas locais no contexto europeu.
A participação da investigadora Juliana Wexel no projeto Writing Urban Places, bem como o método CyberperformanCity, estiveram circunscritos no trabalho de campo para a pesquisa sobre ciberperformatividade do projeto CyPeT.