NOVA PUBLICAÇÃO: ROMANCEIRO
‘Viejos son, pero no cansan’. Novos Estudos sobre o Romanceiro reúnem contributos de especialistas de todo o mundo em torno da poesia narrativa pan-hispânica
São 43 os estudos que integram este livro coletivo coordenado por Sandra Boto (IELT/NOVA FCSH), Pere Ferré (CIAC / Fundación Ramón Menéndez Pidal) e Jesús Antonio Cid (UCM / Fundación Ramón Menéndez Pidal) apoiado por um consórcio ibérico sem precedentes. A obra parte do reencontro que, em 2017, juntou especialistas de todo o mundo na Universidade de Coimbra no V Congresso Internacional do Romanceiro. Depois de um hiato de 30 anos, retomava-se a tradição destes congressos, pela primeira vez realizado em Portugal, sob a égide do fundador do interesse pelo género, Almeida Garrett.
A obra, que passou por um processo de revisão científica por pares e que conta com mais de 800 páginas dedicadas ao estudo do romanceiro, homenageia o congresso, mas vai mais além. “Recorrendo a uma metáfora poética”, adiantam os coordenadores, “diríamos que o presente volume surge, pois, à guisa de desenvolvimento de um mote que nos foi oportunamente dado pelo congresso.” Associaram-se, para o trazer ao público, instituições académicas espanholas e portuguesas: o Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra); a Fundación Ramón Menéndez Pidal; o Instituto Universitario “Seminario Menéndez Pidal”; o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (Universidade Nova de Lisboa).
Prestando homenagem póstuma aos Professores Braulio do Nascimento (um dos mais consagrados estudiosos brasileiros do Romanceiro) e Ofélia Paiva Monteiro (a grande conhecedora e editora da Obra de Almeida Garrett), o livro divide-se em secções temáticas que reproduzem alguns dos tópicos de discussão atual sobre o Romanceiro. São elas: “A variação no Romanceiro”; “Arte poética do Romanceiro”; “Arquivos e coleções de romances”; “A vida tradicional do Romanceiro”; “Mentalidades e ideologias no Romanceiro”; “O Romanceiro e outros géneros”; “O Romanceiro no siglo de oro e seus desenvolvimentos tardios” e “Edição crítica do Cancionero de romances”.
Assim, ao longo destas páginas, o leitor encontrará, em acesso aberto, as mais atuais abordagens, pela mão de consagrados especialistas internacionais neste género poético de origens medievais, uma memória poética inscrita como património dos povos que partilham as línguas ibéricas.
Neste sentido, os coordenadores afirmam que “o Romanceiro é um lugar de encontro e este livro celebra sem dúvida essa característica”. E acrescentam, no texto de “Apresentação” da obra: “Não duvidamos, portanto, que, enquanto os deuses assim o permitirem, embora eternamente velhos e em estertor, os romances não cansam nem cansarão nunca, assim saibamos procurar nesse inesgotável livro a novidade que, entre versos, não deixará de esperar por cada um de nós para ser debatida.” Este livro prova, portanto, não só a vitalidade do Romanceiro como a pertinência de lhe procurar novos pontos de discussão.
Acesso à obra: https://romanceiro.pt/publicacoes/viejos-son-pero-no-cansan/