PROJETO
O investigador do CIAC, Vitor Tomé, é um dos autores do livro “Digital Citizenship Education: Overview and new perspectives”, publicado pelo Conselho da Europa na quinta-feira, 21 de setembro, e que consiste numa revisão de literatura focada na Educação para a Cidadania Digital, de que são coautores Divina Frau-Meigs, Brian O’Neill e Alessandro Soriani.
O livro foi lançado no decorrer da conferência “Empowering Digital Citizens”, que marcou o lançamento do projeto “Educação para a Cidadania Digital”, do Conselho da Europa (ver site oficial), o qual visa a criação de um modelo para a integração efetiva da Educação para a Cidadania Digital nos curricula dos 47 países que integram a instituição, além de criar recursos para formar professores e para que esses professores possam usar nas atividades pedagógicas desenvolvidas com os seus alunos.
No decorrer da conferência, que terminou sexta-feira, 22 de setembro, a Divisão de Educação e o grupo de oito especialistas que desenvolve o projeto, do qual Vitor Tomé faz parte, partilhou os resultados do trabalho desenvolvido desde o início, em março de 2016, até agora. Procurou ainda receber contributos dos participantes de vários países, desde especialistas internacionais, a representantes de ministérios de Educação e de outras instituições europeias. Para já foi apresentada a revisão de literatura e os resultados de uma consulta sobre boas práticas em termos internacionais, bem como um documento denominado “Discussion Paper”, no qual o projeto de pós-doutoramento do investigador, em curso no concelho de Odivelas, é reconhecido apontado como uma boa prática em termos metodológicos e na área de formação de professores.
O projeto do investigador, iniciado em 2015, com bolsa de pós-doutoramento da FCT (segundo triénio), já permitiu formar 50 professores em Educação para a Cidadania Digital, envolvendo neste momento cerca de 40 professores no terreno, 600 alunos de Pré-escolar e de 1º Ciclo e suas famílias, bem como a comunidade escolar e educativa de Caneças. Irá porém ser alargado a outros ciclos de ensino e a outras escolas ainda no decorrer deste ano letivo.
A bolsa de pós-doutoramento do investigador termina no início de 2018, mas a continuidade do projeto por parte da Câmara de Odivelas está já garantida, na sequência da aprovação de uma candidatura ao POR2020, que a autarquia apresentou e no âmbito da qual foi aprovado um investimento de cerca de 400 mil euros nesta área, até final de 2019.