PROJETO PROPS
PROJETO PROPS RECOLHE DADOS SOBRE COMPORTAMENTOS DOS JOVENS EM PLATAFORMAS DE JOGOS ONLINE PARA IDENTIFICAR E COMBATER DISCURSO DE ÓDIO
74% dos jovens inquiridos que jogam online revelam já ter lidado com expressões desagradáveis relacionadas com o seu desempenho como jogadores. Estes e outros dados relativos à presença de discurso de ódio entre jovens adolescentes em jogos e ambientes de jogo online são os primeiros resultados do projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista.
O PROPS é um projeto financiado pela FCT que visa compreender e combater o discurso de ódio online, especialmente entre jovens e adolescentes. Compreender o impacto desse fenómeno é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção.
Nesta primeira fase, a equipa do projeto colaborou com escolas localizadas nos concelhos de Olhão, Loulé e Lagos, envolvendo estudantes entre os 12 e os 18 anos, de 16 nacionalidades diferentes. Através da aplicação de um questionário detalhado, foi possível obter cerca de 200 respostas válidas e avaliar a frequência, bem como a natureza do discurso de ódio que os jovens experimentam durante suas interações em jogos e ambientes virtuais.
A próxima fase do projeto envolverá a realização de focus groups nas escolas participantes, com o objetivo de consciencializar os alunos para as manifestações e os efeitos do discurso de ódio online, promovendo a empatia e o respeito mútuo.
Este projeto, acolhido pelo CIAC, é uma iniciativa que visa tornar os ambientes virtuais mais seguros e inclusivos para os jovens. Ao abordar o discurso de ódio de forma abrangente e educacional, espera-se que seja possível construir uma comunidade online mais saudável e promover valores de respeito e tolerância entre os jogadores.
A equipa do projeto, liderada pelos investigadores do CIAC Bruno Mendes da Silva e Ana Filipa Martins, é constituída por elementos com vasta experiência nos domínios da educação, dos estudos dos media e literacia mediática e da criação e produção de filmes interativos, videojogos e percursos pedagógicos baseados na gamificação: Mirian Tavares, Carolina de Sousa, Costa Valente, Susana Costa e Patrícia Dourado (CIAC/UAlg); Maria Potes Barbas e José Dias (CIAC/IPSantarém); José Bidarra (CIAC/UAb); Francisco Merino e Luís Nogueira (Universidade da Beira Interior). Para além da cooperação entre investigadores, o projeto envolve instituições públicas e políticas, a comunidade educativa e o público não especializado. Fazem ainda parte do projeto os colaboradores do CIAC Alexandre Martins, Ana Gavina, Beatriz Valente, Gabriel Evangelista, Gabriella Silva e Rui D’Orey.
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