PROJETO PROPS

PROJETO PROPS

PROJETO PROPS REALIZA NOVA RECOLHA DE DADOS SOBRE A PERÇEPÇÃO DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO DISCURSO DE ÓDIO EM VIDEOJOGOS ONLINE

Após uma primeira fase de investigação onde foi desenvolvido um inquérito dirigido a jovens de modo a avaliar a sua exposição ao discurso de ódio em videojogos e plataformas online, a equipa do projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista avançou para a implementação de três grupos de foco em escolas dos municípios de Olhão e de Loulé. Um total de 19 estudantes, com idades entre os 12 e os 18 anos, de quatro nacionalidade diferentes, deram os seus testemunhos e contaram as suas experiências sobre episódios de ódio em comunidades de videojogos online. 

Através da perspetiva de jogadores mais novos e usando um tipo de metodologia qualitativa, foi possível obter uma visão mais próxima das experiências destes jovens com mensagens ofensivas, ambientes online tóxicos e normas de conduta nos jogos. A análise dos depoimentos destes alunos revelou qual o seu entendimento relativamente ao discurso de ódio, como foram afetados por mensagens ofensivas e que respostas imaginam para combater este fenômeno. 

Os resultados revelaram uma aceitação paradoxal de ambientes de jogo tóxicos, muitas vezes devido à dessensibilização. Os seus depoimentos apontaram o poder, o prazer, a conformidade e o aumento de estatuto como as motivações principais para comportamentos disruptivos online.

Este estudo procura contribuir para uma compreensão mais ampla das perceções, comportamentos e motivações nas comunidades de jogos online. Ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de uma abordagem colaborativa que envolva jogadores, criadores de jogos e plataformas para promover um ambiente mais respeitoso e inclusivo.

A equipa do projeto PROPS, liderada pelos investigadores do CIAC Bruno Mendes da Silva e Ana Filipa Martins, é composta por membros com vasta experiência em educação, estudos dos média, literacia mediática e na criação e produção de filmes interativos, videojogos e percursos pedagógicos baseados na gamificação. Este projeto e equipa contam ainda com o apoio de Anthony Brooks (Universidade de Aalborg) e Janice Richardson (Especialista em Cidadania Digital, Conselho da Europa) no desenvolvimento de contranarrativas que ajudem a combater o discurso de ódio nestes ambientes virtuais e sociais. 

Mais informações aqui