PUBLICAÇÃO
Acaba de ser lançada a publicação internacional Transgressões de Pandora: subjetividades e polifonias, organizada por Nadia Senna, professora associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, no seguimento do seu estágio Pós-Doutoral na Universidade do Algarve (2016) sob a orientação da Prof. Mirian Tavares.
Esta publicação, que reúne textos selecionados do V Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória
(SIGAM), promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, com apoio do Programa de Pós Graduação em Artes da UFPel, integra o artigo conjunto de Mirian Tavares e Nadia Senna: “Visualidades do feminino por artistas portuguesas e brasileiras”. Este artigo destaca a análise comparativa efetuada em torno de visualidades e processos criativos das artistas portuguesas Paula Rego e Lourdes de Castro, e das artistas brasileiras Maria Lídia Magliani e Regina Silveira, que se aproximam em função das conexões plásticas e discursivas presentes nas obras e trajetórias.
Conforme podemos ler na introdução, escrita pelas organizadoras, Nadia Senna e Úrsula Rosa da Silva, o e-book, dividido em quatro partes (Mulheres Artistas: Reflexão e crítica; Presença, processos e discursos; Imagens, mulheres e
mídia; Intimidades e transgressões do feminino), “oferece um panorama complexo e contundente sobre rompimentos e inovações experimentados pelas mulheres artistas na arte contemporânea”.
O lançamento, no Brasil, está previsto para sexta-feira, dia 16 de novembro, pelas 16h na Feira do Livro de Pelotas.