RETIRO DMAD 2019

RETIRO DMAD 2019

O 7º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital, este ano, volta a reunir professores e estudantes em Óbidos, sob o mote Ad astra per aspera”. O programa do Encontro, a decorrer entre 22 e 26 de julho, é verdadeiramente único, na sua multidimensionalidade, bem patente nas várias sessões que serão realizadas: Arte, Comunicação e Contemporaneidade; Geometria e Imersão Visual; Intervenção Artística e Interculturalidade; Média e Arte Digital; Métodos de Investigação; Narrativas e Jogos Digitais; Poéticas do Corpo e Performance Digital; Sensores e Atuadores e Som e Música Digital.

O Retiro Doutoral é um momento alto do primeiro ano do Doutoramento em Média-Arte Digital, em que estudantes, professores, convidados e público em geral partilham um espaço comum de fruição de ideias, experimentação artística, análise de resultados e lançamento de desafios futuros.

Uma vez mais o retiro doutoral do DMAD adota o mote “através da adversidade a caminho das estrelas”, como símbolo de perseverança, num projeto que, tendo sido pioneiro em Portugal, não hesita em se reinventar e adaptar, no sentido de ir cada vez mais ao encontro das aspirações dos seus estudantes.

Neste sentido, e pela primeira vez, o Retiro do DMAD apresenta uma presença na Web que substitui o até agora habitual “Livro de Bordo” impresso. Pretende-se assim garantir a permanente atualização dos conteúdos, a facilidade de consulta através de computadores e dispositivos móveis e, acima de tudo, criar um repositório dinâmico e histórico, onde seja possível consultar de forma simples todo o percurso – geográfico, cultural, científico e artístico – do DMAD em anos vindouros.

Ao escolher Óbidos pela segunda vez, para muitos docentes isto representa uma espécie de “regresso a casa”, mas a verdade é que iremos estar também numa nova casa, e nova em todos os sentidos.

A Casa José Saramago, que nos acolhe, é ela também um projeto de renovação e reinvenção numa vila que não hesita em abraçar as suas várias dimensões – histórica, cultural, literária, gastronómica – como ainda aposta na abertura ao digital e às formas de expressão artística dos novos media. A sua cedência resulta do inexcedível apoio da Câmara Municipal de Óbidos, a quem agradecemos também este acolhimento, e que tem como retorno a abertura de portas à população do concelho e seus visitantes de todas as atividades culturais e artísticas públicas do Retiro Doutoral.