REVISTA ROTURA
JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL O NOVO NÚMERO DA REVISTA ROTURA
O segundo número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC, já se encontra disponível em formato online. Sob o título “Processos de Criação”, trata-se de um dossier temático que reflete sobre os processos criativos e a importância das teorias das artes e da comunicação que os orientam.
Acolhendo artigos de investigação originais, “Processos de Criação” divulga estudos centrados na criação em teatro, na dança, na literatura, no design, nas artes visuais, nas artes sonoras, na arte digital, no audiovisual, entre outros. Estão presentes abordagens sobre a teoria da criação; as interações entre artes e comunicação; poéticas contemporâneas; materialidades da criação; criação em grupo; e criação e receção.
O dossier temático apresenta abordagens processuais como a Teoria Crítica dos Processos de Criação, de Cecília Almeida Salles (em “Grupo XIX e Roberto Alencar: memórias à deriva – práticas cénicas na perspetiva da teoria crítica dos processos de criação”, de Paula Martinelli e Wagner de Miranda); a A/r/tografia, de Stephanie Springgay, Rita Irwin e Sylvia Kind (em “Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital”, de Pedro Alves da Veiga); o estudo das Disseminações e Convergências, de Joy Guilford (em “Estratégias diagramáticas na criação gráfica: disseminação e convergência”, de Cláudia Amandi e Paulo Freire Almeida); a Teoria dos Afetos, de Espinosa-Deleuze (em “Processos sensíveis de comunicação: a arte como espaço de escutas possíveis”, de Lucília Borges); ou o conceito de “comentário” em Foucault (em “Do-comentário: Guelra em Documentary of the processo of artistic search”, de Catarina Almeida).
Sob a direção dos coordenadores do CIAC Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, o segundo número da revista ROTURA contou com a edição dos investigadores do Centro Cecília Almeida Salles, Jorge Carrega, Patrícia Dourado e Susana Costa.
O próximo número, com lançamento previsto para 2022, terá como tema “Jornalismo e Literacia Mediática”. O prazo da chamada de trabalhos foi alargado até ao dia 31 de outubro. Aceitam-se artigos originais (redigidos em português, inglês, espanhol e francês) que abordem os seguintes tópicos: jornalismo e práticas profissionais no contexto digital; acesso aos media e consumo de informação online; projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática; práticas de qualidade no âmbito dos media informativos; e literacia mediática no desenvolvimento da cidadania e da democracia.
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