REVISTA ROTURA

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JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL O NOVO NÚMERO DA REVISTA ROTURA

O quarto número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes (Vol.2, N.2), do CIAC, já se encontra disponível online. Sob o título “Cinemas Silenciosos em Portugal”, trata-se de um dossier temático que pretende contribuir para atualização dos estudos relacionados com o período do cinema silencioso e lançar novas pistas para uma prática historiográfica em torno do cinema em Portugal.

Em “A representação das mulheres Invicta através dos seus figurinos“, Carolina Fadigas propõe uma análise dos figurinos utilizados pelas personagens principais femininas de três obras distintas da Invicta Film: Os Fidalgos da Casa Mourisca, Barbanegra e As Mulheres da Beira. No artigo “Sinfonia da imagem: os artifícios sonoros durante a era do mudo no cinema português”, Ana Patrícia J. Gonçalves recua a uma época em que os aparelhos de captura de imagem em movimento eram incapazes de capturar o som em sincronia e, por isso, se criavam diversos mecanismos ou artifícios para emprestar o som às imagens. Joana Duarte traz até ao presente o importante espólio de revistas e periódicos especializados em cinema produzidos nas primeiras décadas do séc. XX, com o texto “A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates”. Elena Cordeiro Hoyo assina “Finding redemption by educating the masses: the shift in Portuguese intellectual discourses around silent cinema” e propõe identificar, dentro da variedade de discursos elaborados nas primeiras décadas do século XX sobre os efeitos do cinema, aqueles que foram centrais para a elite intelectual portuguesa na década 1914-1924.
“Cinemas Silenciosos em Portugal” inclui ainda quatro artigos na secção Varia e uma recensão crítica: “Os cineastas como performers desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual”, de Ana Perfeito e Bruno Mendes da Silva; “Publicidade audiovisual: objeto de consumo e de representação social”, de Marcelo Ribaric; “Vermeer, Bergotte e Marcel Proust”, de Ana Alexandra Seabra de Carvalho; “Educação midiática: identificando e combatendo informações falsas”, de Ingrid Fechine e Paulo Gerson Olinto Deodato; e, por fim, a recensão crítica de João Carvalho ao livro Como se fosse um romance: a mais curiosa história do cinema, do jornalista e divulgador de cinema, Mário Augusto.
Sob a direção dos coordenadores do CIAC Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, o quarto número da revista ROTURA contou com a edição dos investigadores Jorge Carrega (CIAC), Paulo Cunha (LabCom-UBI), Patrícia Dourado (CIAC) e Susana Costa (CIAC).

O próximo número, com lançamento previsto para fevereiro de 2023, terá como tema “Média-Arte Digital”. O dossier temático pretende centrar-se na investigação de aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais de artefactos artísticos digitais. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 15 de outubro de 2022.