REVISTA ROTURA

REVISTA ROTURA

JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL O NOVO NÚMERO DA REVISTA ROTURA

O quinto número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes (Vol.3, N.1), do CIAC, já se encontra disponível online. Sob o título “Média-Arte Digital”, trata-se de um dossier temático que se centra na investigação de aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais de artefactos artísticos digitais.

Em “Da performance digital à ciberperformance: transformação, transposição e inovação“, as investigadoras do CIAC Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santos abordam um formato que ganhou popularidade durante a crise pandémica, mas que começou a ganhar independência e características próprias, para além da simples transposição (ou codificação mediática). No artigo “Narrativas Transmídias controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis”, Marisa Guimarães Leite mostra como instalações de videoarte comunicam e impactam os habitantes de lugares (in)habitáveis, dando visibilidade ao que tantas vezes permanece invisível. Renato Guimarães Furtado centra-se no modo como a migração do teatro para as plataformas digitais (em particular o Zoom), fomentou transformações criativas na cenografia (para além da simples transposição) e deu origem a uma experiência aumentada, com o texto “A arte de encarar as redes: criações em realidade aumentada no Teatro Zoom“. Os investigadores do CIAC Alexandre Martins e Bruno Mendes de Silva assinam “Palavra-Imagem-Movimento: subsídios da tipografia para o discurso artístico moderno e contemporâneo” e exploram o papel da animação tipográfica, em que um simples processador de texto se converte em ferramenta de animação, transpondo para uma apreciação temporal alargada elementos de habitual perceção/interpretação imediatista. Com “Desenvolvimento do jogo sério Web Segura: estudo de um caso orientado para públicos seniores“, Iolanda Bernardino, José Bidarra, Ricardo Baptista, Henrique Mamede apresentam um jogo destinado a um público sensível, com o duplo desafio de o envolver e sensibilizar. João Pedro Sanson e Thais Vilar, em “Dois anos depois do Sinógeno: uma experiência antropofágica, de sacrilégio a atração do aniversário da cidade“, centram-se na forma como os arquivos digitais intermédia podem preservar a arte de rua, em torno da sonoridade dos sinos, e ainda dar-lhe novos contextos e públicos.
Sob a direção dos coordenadores do CIAC Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, o quinto número da revista ROTURA contou com a edição dos investigadores António Araújo (CIAC/UAb), José Bidarra (CIAC/UAb) e Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb).

O próximo número, com lançamento previsto para setembro de 2023, terá como tema “Comunicação em/de Ciência”. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 15 de maio de 2023.