PEDRO CABRAL SANTO
Email: pedrocabral68@gmail.com
Breve CV: Pedro Cabral Santo estudou Pintura e Escultura nas Faculdades de Belas-Artes de Lisboa e Porto e é licenciado em Artes Plásticas – Pintura (1995) pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Em 2006 concluiu o Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Doutorou-se em Belas-Artes – especialidade Imagem – também pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2011).
Exerceu docência no Curso de Adereços Cénicos no Colégio de Santa Clara/IFP, em Lisboa, onde foi director de Curso, na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, onde exerceu o cargo de subcoordenador do Curso de Artes Plásticas e também lecionou na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, no Curso de Arte e Multimédia, em regime protocolar entre a ESAD/CR e a FBAUL. Ingressou na Universidade do Algarve, nomeadamente na Faculdade de Ciências Humanas e sociais, em 2008, para lecionar na Licenciatura de Artes Visuais. Desde 2015 é professor Auxiliar da instituição. Atualmente é o diretor do Curso de Artes Visuais e o diretor do Grupo de trabalho do CIAC – Artes Visuais e performativas.
Interesses de investigação: Em paralelo, nos últimos 20 anos, tem vindo a desenvolver as atividades de artista plástico e comissário de exposições, destacando-se os eventos Tilt (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), O Pedro e o Lobo (Museu do Neo-realismo, Vila Franca de Xira), Ill Communication (com Carlos Roque, Sala do Veado, Lisboa), X-Rated/ Autores em Movimento (Galeria ZDB, Lisboa), O Império Contra-Ataca (co comissariado, Galeria ZDB/Institulo La Capella (MACBA), Lisboa e Barcelona),Espaço 1999 (co organizador, Museu de História Natural, Lisboa), Fernando Brito 1983-2010 (Centro Cultural Vila Flor, Guimarães) e Manuel Vieira – CASA (Cordoaria Nacional, Lisboa). Em 2023, coorganizou com o Curso de Artes Visuais, a exposição, A Nuvem do Não Saber, da autoria de Sara Navarro, A Nuvem do Não Saber Galeria Trem, Faro, 2023, Manuel Batista, Territórios Invisíveis, Fortaleza de Sagres/DRCA, Sagres, 2023. Com Co curadoria com Mirian Tavares. Ainda nesse ano a exposição Xana, Paisagens, também em regime de Coorganização com o Curso de Artes Visuais, Galeria Trem, Faro, 2023.
Expôs no Museu do Chiado (2011) a obra Sem Dó, com Ré (homenagem a Sá de Miranda), trabalho incluído nas comemorações dos painéis de São Vicente de Nuno Gonçalves, realizado em parceria com a artista Lula Pena.
Em 2016 realizou Dragon´s lair, na Ermida de Nossa Senhora de Belém e (E)motions, na Galeria Zarathan. Em 2018, realiza a exposição antológica relativa a trinta anos de trabalho intitulada Endless, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Em 2022 realizou a exposição Synchronicity, Plataforma Revólver, Galeria VPF, Lisboa, 2022.
Arte Pública: No ano de 2021 produziu o monumento Metoposaurus algarvensis (Yabadabadoo), em coautoria com o artista Nuno Esteves da Silva, Salir, Loulé,
Em 2022 produziu o Monumento Ao Estudante, em coautoria com o artista Nuno Esteves da Silva, Faro, 2022.
Como membro do Pogo Teatro participou em diversos espetáculos levados à cena pelo Grupo, através da produção de textos, realização cenográfica e também como performer/ actor.
Foi também fundador dos projetos artísticos Autores em Movimento (Greenhouse/Jetlag/X-Rated) e featuring (Unlovable). No plano musical, foi membro fundador do projeto musical IK- em coautoria com o artista Nuno Esteves da Silva
Publicações mais recentes:
Nos últimos anos publicou um conjunto de artigos em torno das várias problemáticas culturais que compõem o tecido cultural contemporâneo:
Cabral Santo, P. (2023) “O Mundo Invisível de Manuel Baptista”. In TAVARES, Mirian; CABRAL SANTO, Pedro (eds.), Manuel Baptista: Territórios Invisíveis. Faro: Direção Regional de Cultura do Algarve, 2023. ISBN 987-989-33-3992-3.
Cabral Santo, P. (2023) “A Caminho do Sol”. In EZEQUÍEL, Cátia, Aurora. Elvas: Museu Militar de Elvas/Câmara Municipal de Elvas. Depósito Legal 513311/23.
Cabral Santo, P. (2022) “Ambiente Retiniano: de Fra Angelico a Øyvind Kolås (parte 3)”. ARTECAPITAL.net. https://www.artecapital.art/perspetiva-255-pedro-cabral-santo-ambiente-retiniano-de-fra-angelico-a-%C3%B8yvind-kola-parte-3.
Cabral Santo, P. (2022). A Arte do Insano: O Homem da Capa. Lisboa: Stolen Books (Ed. Luís Alegre). ISBN 978-989-53333-7-0.
Cabral Santo, P. (2019) “The Sun on the Rocks”. In POUSADA, Pedro; OLAIO. António; CARVALHO, José Maçãs de (eds.), Na Sombra do Quadrado Negro. Coimbra: Colégio das Artes / Universidade de Coimbra, 2019, pp. 39-51. ISBN 978–989–54332–1–6.
Cabral Santo, P. (2021) “Ambiente Retiniano: de Fra Angelico a Øyvind Kolås (parte 2)”. ARTECAPITAL.net. http://www.artecapital.art/perspetiva-254-pedro-cabral-santo-ambiente-retiniano-de-fra-angelico-a-%C3%B8yvind-kola-parte-2.
Cabral Santo, P. (2021) “Johnny, Johnny, Can You Sing a Song?”. In FONTE SANTA, João (ed.), Bem Vindos à Cidade do Medo. Lisboa: Stolen Books, 2020, pp. 39-63. ISBN 978-989-54857-1-0.
Cabral Santo, P. Esteves, N. (2020). “Apropriação e Citação na Imagem Artística. Parte 1: A Banalização da Prática da Apropriação”. ARTECAPITAL.net. https://www.artecapital.art/perspetiva-244-pedro-cabral-santo-e-nuno-esteves-da-silva-
Cabral Santo, P.; Esteves, N. (2020). “Apropriação e Citação na Imagem Artística. Parte 2: Três Casos Históricos”. ARTECAPITAL.net. https://www.artecapital.art/perspetiva-248-pedro-cabral-santo-e-nuno-esteves-da-silva-apropriacao-e-citacao-na-imagem-artistica-_-parte-2
Cabral Santo, P. Esteves, N. (2019) “Por entre a Imagem Fixa e em Movimento: Imagens Espelhadas em Miguel Soares”. Revista Multidisciplinar, 1: 1 (2019), pp. 103-118. https://doi.org/10.23882/MJ1907.
Esteves, N.; Cabral Santo, P. (2019) “Apropriação na Imagem Visual Artística: Marcel Duchamp, Art & Language e Andy Warhol”. In REBELO, Nuno; ALEGRE, Luís (eds.), A Arte de Furtar: Furto na Arte. Lisboa: Stolen Books, pp. 278-304. ISBN 978-989-54589-7-4.
Cabral Santo, P. (2018). Endless. Centro Cultural Vila Flôr/CIAC. Catálogo de Exposição. Guimarães. ISBN 978-989-8474-48-3
Cabral Santo, P. (2018). Entrada Anti-instituicionalismo e Alternativa Zero. In Franco, José Eduardo Franco (eds). Dicionário dos Antis. Lisboa: Edição Casa da Moeda.
Cabral Santo, P. 2018). Sound Clímax. Lisboa: Stolen Books/CIAC. ISBN: :978-989-99816-4-5.
Cabral Santo, P. (2018). Joseph Beuys: Who’s Afraid of Fat, Felt and Dead Hares? – ART(e)FACT(o) – Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares dos Artefactos, em Artes, Tecnologia e Sociedade, volume 1, número 1. Adérito Fernandes (dir) ISSN: 2184-2086. Edição Universidade Aberta, Lisboa.
Cabral Santo, P. (2018). “Tomorrow Never Dies”. In INLAND JOURNAL 4. Matos E. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Cabral Santo, P. (2018). “Sem título provisório: percepções, irradiações e projecções em torno da obra de Ana Rostron”. In Untited. Loulé: Edição Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.
Cabral Santo, P. (2017) The Power of Love. Lisboa: Stolen Books. ISBN 978-989-54857-5-8.
Cabral Santo, P. (2017) Sound Climax. Lisboa: Stolen Books. ISBN 978-989-99816-4-5.
Cabral Santo, P. (2017). S/Título. In O colégio das Artes em Directo do Museu de Arte Antiga. Coimbra: Colégio das Artes (cord. António Olaio), Universidade de Coimbra.
Cabral Santo, P. (2016). Espaço aberto, espaço fechado na obra de Alexandre estrela. In PERSPECTIVAS LUSO-BRASILEIRAS EM ARTES E COMUNICAÇÃO Vol. 1: Cinema e outras Artes. IAC/UEPB-Universidade Estadual da Paraíba/UTP- Universidade Tuiuti do Paraná. ISBN: 978-989-20-6501-4.
Cabral Santo, P. “Refresh: da Imagem Retiniana aos Ambientes Mesotópicos de Edgar Massul”. In MOREIRA DE SALES, José Albio; MENDES DA SILVA, Bruno Miguel dos Santos (eds.), Arte, Tecnologia e Poéticas Contemporâneas. Fortaleza: EdUECE, 2015, pp. 135-152. ISBN 978-85-7826-262-4.
Cabral Santo, P. (2015). O Ambiente Mesoptópico de Edgar Massul. In ARTE, TECNOLOGIA E POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS. Cerá: EdUECE (Editora da Universidade Estadual do Ceará). (2015)
Cabral Santo, P. (2014). Pogo Teatro – una Equipo Crónica. In Vários autores – Pogo – Um ajuste de contas com o futuro. Lisboa: Edição de autor. Pp. 245 – 281
Cabral Santo, P. (2013). Politicamente soterrado. In Quintas de Cultura – A criação cultural no Algarve. Coordenação: Dália Paulo, Luís Filipe Oliveira, Mirian Tavares, João Pedro Bernardes e Rui Parreira, Faro.