HANSPETER AMMANN

HANSPETER AMMANN

Hanspeter Ammann nasceu em 1953 em Zurique, na Suíça. Atualmente vive e trabalha entre Zurique, Banguecoque e em Xangai, onde administra o Xangai Studio, uma Galeria de Arte e um Bar. Em Banguecoque, o artista colabora com a Universidade de King Mongkut’s.

Hanspeter Ammann começou a produzir videoarte no final dos anos 70, quando esta era ainda uma forma de arte relativamente nova na Europa. Está envolvido em muitos projetos de arte em Banguecoque e acaba de publicar, TAM THE BOXER ‘seu primeiro livro em tailandês. Os seus trabalhos de videoarte têm sido mostrados em vários festivais, foram transmitidos em muitas estações europeias e foram premiados em competições e festivais internacionais. O artista tem, também, sido responsável pela curadoria de espetáculos de videoarte internacional em museus e festivais.

Hanspetter Ammann tem fortes relações com Portugal, onde realizou algumas curtas-metragens e participou em conferências. O seu trabalho está presente na coleção da Fundação GULBENKIAN.