CIAC TALKS
CIAC TALKS BANGKOK LANÇA O SEGUNDO EPISÓDIO CULTURA, IMAGEM E MEMÓRIA
O segundo episódio da nova temporada de CIAC Talks Bangkok já se encontra disponível no canal do Youtube CIACmedia. Conheça Cedric Arnold, fotógrafo e documentarista e artista visual franco-inglês radicado na capital tailandesa há duas décadas. Por meio de sua experiência documental e práticas experimentais em fotografia, vídeos imersivos e instalações sonoras, Cedric explora temas relacionados à percepção humana do tempo, da memória e da realidade.
Através da sua experiência documental e de práticas experimentais em fotografia, vídeos imersivos e de instalações sonoras, Cedric explora temas relacionados à percepção humana do tempo, da memória e da realidade. O processo criativo de obras como Apopheniac, My Shaman is my Therapist e Yantra, exibidas em diversas exposições e festivais internacionais, são tema neste episódio.
Pode-se ver em seu trabalho o que Susan Sontag diz em On Photography: o resultado mais grandioso do empreendimento fotográfico é dar a sensação de que o mundo inteiro pode ser guardado em nossas cabeças.
O processo criativo de obras como Apopheniac, My Shaman is my Therapist e Yantra, exibidos em várias exposições e festivais internacionais, são o tema da entrevista conduzida pela jornalista, criadora multimédia, bolseira de investigação FCT-CIAC e doutoranda em Média-Arte Digital, Juli Wexel.
O episódio CIAC Talks Bangkok – Cultura, Imagem e Memória foi realizado em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Design do Jacob Jensen Design Office / KMUTT Knowledge Exchange for Innovation Center (KX), em Bangkok, Tailândia.
Todos os participantes da temporada CIAC Talks Bangkok estão estreitamente associados à SoA+D como professores, artistas visitantes e antigos alunos, a partir do convite de um dos coordenadores científicos do Cultural Adventures, Nigel Power (SoA+D/KMUTT).
Os próximos episódios da série CIAC Talks Bangkok serão entrevistas com Nat Setthana, artista visual tailandês radicado na Finlândia; Eiji Sumi, artista japonês e designer de iluminação, baseado em Banguecoque; Unchalee Anantawat, designer gráfica tailandesa e criadora do projeto Speedy Grandma.
A iniciativa faz parte do projeto de investigação científica e artística, em curso, Cultural Adventures. O projeto estabelece interações entre Faro e Banguecoque, explorando relações históricas, contemporâneas, culturais, documentais, ficcionais, factuais e simbólicas entre dois contextos culturais distintos. Cultural Adventures é desenvolvido pelo CIAC em colaboração com Escola de Arquitetura e Design da King Mongkut’s University of Technology Thonburi (SoA+D), nas áreas da comunicação visual e arte digital, e conta com a coordenação científica de Bruno Mendes da Silva e Nigel Power.
A série CIAC Talks Bangkok é supervisionada pela idealizadora e coordenadora do CIAC Talks, Mirian Tavares.
Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/04019/2020.
CIAC Talks Bangkok / Cedric Arnold – Cultura, Imagem e Memória
CIAC Talks Bangkok / Nanthana Boonla-or – Design Sustentável, Inovação e Sabedoria Cultural