ANA ISABEL SOARES
Email: asoares@ualg.pt
Ciência ID: D210-8245-81AB
ORCID: 0000-0003-2324-8319
Breve CV: Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 1993) e Doutorada pelo Programa em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003). Em 2009, completou nesse Programa uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, onde é Professora Auxiliar e lecionou como docente convidada em universidades portuguesas e estrangeiras. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). Entre agosto de 2011 e outubro de 2012, foi Adjunta da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, função em que participou no lançamento do Plano Nacional de Cinema. De janeiro de 2013 a dezembro de 2014, foi Técnica Superior do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Interesses de investigação: A sua atividade científica tem-se relacionado com Teoria da Literatura e com obras fílmicas, literárias e multiartísticas, assim como com os cruzamentos entre diferentes manifestações artísticas. Os seus ensaios têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. Com Merja de Mattos-Parreira, traduziu a épica finlandesa Kalevala (ed. Dom Quixote, 2013). Escreve com regularidade nas revistas online Algarve Informativo, Almanaque, Meridional e Umbigo.
Interesses de investigação: A sua atividade científica tem-se relacionado com as áreas da Teoria da Literatura, e com obras multiartísticas (David Wojnarowicz), fílmicas (Manoel de Oliveira, António Reis e Margarida Cordeiro) e literárias (nomeadamente, poesia portuguesa do século XXI). Os ensaios resultantes da suas reflexões têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, a épica finlandesa Kalevala, que se viu publicada na editora Dom Quixote em 2013. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). Escreve semanalmente na revista online Algarve Informativo.
Publicações mais recentes:
Soares, A. I. (2023). Margarida Gil: Quatro décadas de ficção para cinema. In LIZ, M. e OWEN, H. (ed.). Realizadoras Portuguesas: Cinema no feminino na era contemporânea. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Prefácio de Lídia Jorge, pp. 81-104.
Pereira, A. C., Cucinotta, C. e Soares, A. I. (2023). Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos. In Mello, C. M., NETO, P. L. da C., COQUEIRO, W. dos S. (org.). Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade. Campo Mourão: Editora FECILCAM, pp. 114-128.
Soares, A. I. (2022). 88 de Edgar Pêra. In MONTEIRO, J. e ROSÁRIO, F. (Coord.). O Quarto Perdido do MoteLX – Os filmes do terror português (1911-2006). Lisboa: CTLX – Cineclube de Terror de Lisboa, pp. 199-205.
Soares, A. I. (2022). Dossiê Pedagógico Aparição de Fernando Vendrell, Plano Nacional de Cinema.
Editora Húmus. Pinto, J., Cardoso, T. & Soares, A.I. (2021). Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19. In P. Silveira, R. Morais, J. Dias (Eds.) (2021). As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online. Lisboa: IADE Press.
Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021). Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement. In C. Dias; L. Cardoso; V. Correia & C. Santos (Coords.) Proceedings of International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal, pp. 145-166.
Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens. In Livro de Resumos do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 197-198.
Pinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2021). Zoom Out / Zoom In às Redes Sociais Digitais do Plano Nacional de Cinema: Um visionamento em tempos pandémicos. In O Contemporâneo visto pelo Ecrã: Políticas, Culturas, Memórias e Identidades, Revista Ciências Humanas, 14(2). UNITAU, Taubaté/SP – Brasil.
Cucinotta, C., Pereira, A. C., & Soares, A. I. (2021). Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach (1945) in Jorge Silva Melo. Fotocinema. Revista Científica De Cine Y Fotografía, 23, pp. 349-381.
Soares, A. I. (2021). Bairros Alegres (curta-metragem).
Soares, Ana Isabel. (2021). Dom Roberto, Filme-Manifesto?. Revista Arte e Cultura Visual, 0(2), pp.37-52.
Soares, A. I. (2021) Dossiê Pedagógico – Os Maias de João Botelho. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema.
Soares, Ana Isabel (2021). Lisbon Revisited – Edgar Pêra. In Preces para Afugentar Tempestades, Insectos Malignos, etc.. Faro: Artadentro, pp. 91-111.
Soares, Ana Isabel (2021). Margarida Gil: Quatro décadas de audiovisual. Vila Nova de Famalicão: Húmus – 12catorzebold.
Soares, Ana Isabel (2021). Sobrepondo cidades. Revista Húmus 11 25, pp. 105-118.
Pinto J.; Cardoso, T. & Soares, A. I. (2020) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital? In Revista Investigar em Educação – Liberdade, Equidade e Emancipação I, n. 11-12, 2ª série. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp. 95-109.
Soares, Ana Isabel (2020). Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil. In Women’s Cinema in Contemporary Portugal, ed. Liz, Mariana; Owen, Hilary. London: Bloomsbury Academic, pp. 43-62.
Soares, Ana Isabel. (2020). Isolamento: Cinco tablettes. Arte e Cultura Visual: Revista do Centro de Investigação e de Estudos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa 1, pp. 103-110.
Soares, Ana Isabel (2020). Notas sobre um currículo. In Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano, ed. Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José. RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 415-428.
Soares, Ana Isabel (2020). O Apelo do Caos: Pier Paolo Pasolini, António Reis, poesia e cinema. In Procesos intermediales. Cine, literatura, espacio, edited by Paulo Cunha; Filipa Rosário; Fernando González García, pp. 69-94. Grupo Editorial Sial Pigmalión – LITECOM.
Soares, Ana Isabel (2020). Poesia Portuguesa Contemporânea – Notas sobre os primeiros quinze anos do século XXI. Vila Nova de Famalicão: Húmus – 12catorzebold.