MIRIAN TAVARES
Email: mtavares@ualg.pt
Breve CV: Mirian Nogueira Tavares é Doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia. É coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve (UAlg). Assume ainda o cargo de Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, lecionado em parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta. No plano internacional assume a vice-presidência da Associação Internacional de Arte Computacional – ARTECH-Int, que articula com outras funções de relevo a nível nacional. É membro da equipa de curadores da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e Diretora da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes. Esteve envolvida em mais de 25 projetos científicos, exercendo, em muitos deles, um papel de coordenação geral e/ou coordenação institucional. Participou, por convite, em mais de 100 conferências nacionais e internacionais, contabilizando mais de 60 artigos publicados em revistas de referência, reconhecidas nacional e internacionalmente. Como resultado da sua intensa atividade científica já deu à estampa 17 livros, tendo publicado em 56 capítulos de obras altamente reconhecidas na sua área de estudo. No total mais de 50 mestres, doutores e pós-doutores defenderam os seus títulos sob sua orientação. Mirian Tavares participa ainda regularmente em diversas revistas culturais e na produção de textos e catálogos artísticos, tendo coordenado e desenvolvido conceptualmente um conjunto de webséries inéditas, com vista à divulgação de ciência (CIAC Talks e CIAC Talks Iniciative). As suas áreas mais recentes de investigação são: Estética, Média-Arte Digital, Cinema, Artes Visuais e Literacia dos Media.
Interesses de investigação: Tem dedicado a sua atividade científica às áreas das Arte e tecnologia, Cinema, Literatura e outras Artes. É membro das duas principais associações portuguesas em Estudos de Comunicação: a SOPCOM e a CONFIBERCOM. Tem participado de projetos e estudos internacionais: como o British Film Institute – Project European Film Literacy e é membro do Conselho Científico da EUROMEDUC; do Conselho Científico da ARTECH (Conferência Internacional em Arte Digital); do Conselho Editorial da Revista Internacional de Tecnologia da Arte e Cultura (IJACT) e do Conselho de Revisão Editorial da Revista Internacional de Arte, Cultura e Tecnologias de Design (IJACDT).
Publicações mais recentes:
Tavares, M. & Vilar, M. J. B. (2021) A viagem ao surrealismo de Federico Garcia Lorca in Oliveira, A. B., Periera, A. C. Taunay, A., Rosa, L. e Araújo, N. (ed.). CINEMA E OUTRAS ARTES IV – DIÁLOGOS E INQUIETUDES ARTÍSTICAS. Coleção Ars. Labcom – Comunicação e Artes. ISBN: 978-989-654-775-2
Wexel, J. & Tavares, M. . (2021). Des-instalação interativa ivagination e seus fluxos: uma criação autoginográfica em site-specific em tempos de distanciamento social planetário. Revista ClimaCom Cultura Científica, Ano 08, nº20: Coexistências e Cocriações, UNICAMP, Rio de Janeiro. http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/des-instalacao-interativa/
Costa, S.; Mendes da Silva, B.; Tavares M. Video games and gamification against online hate speech? 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ISBN 978-1-4503-8420-9.
Cruz, T., Paulino, F., & Tavares, M. (2021). Nature and Culture in Digital Media Landscapes. In Atay, S., Kurubacak-Meriç, G., & Sisman-Uğur, S. (Eds.), Present and Future Paradigms of Cyberculture in the 21st Century (pp. 35-54). IGI Global. http://doi:10.4018/978-1-5225-8024-9.ch003
Dourado, P., Salles, C. & Tavares, M. . (2021). Criação e Literacia nas Práticas de Roteiro. Revista GEMInIS, Vol. 12, nº1, pp.157-172: Desafios, Tendências e Pesquisas. Roteiros Audiovisuais – Parte I. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/608
Dourado, P.; Tavares, M. (2021). Dimensões do roteiro em tempo real: Antônio um dois três de Leonardo Mouramateus. Avanca Cinema Journal, pp. 1132- 1140. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a355
Dourado, P.; Tavares, M. (2021). O narrador contemporâneo no contexto das práticas colaborativas de roteiro em Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé. In Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual – CIIA, Universidade Lusófona de Lisboa.
Dourado, P.; Tavares, M. (2021). O narrador contemporâneo no contexto das práticas colaborativas de roteiro em Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé. In Sánchez, J. S. & Pinto, J. G. (Coords.), Audiovisual e Indústrias Criativas: Presente e Futuro, Vol. 2, pp.185-197. Madrid: Mc Graw Hill.
Oliveira Junior; M. Lacerda, J. & Tavares, M. et all (2021). Public communication for the fight against syphilis: an experience report of the campaign “Eu sei. Você sabe?” (2020-2021). Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. DOI: 10.5327/DST-2177-8264-20213315 URL: https://doi.org/10.5327/DST-2177-8264-20213315
Silva, B., Tavares, M., Araújo, A., & Costa, S. (2021). In B. Silva and J. Carrega (Eds.), Cadavre Exquis: Forking Paths from Surrealism to Interactive Film. In The forking Paths (pp. 79-108). Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Silva, Bruno M.; Lunefeld, Peter; Shaw, Jeffrey; Koenitz, Hartmut; Tavares, Mirian; Giannetti, Claudia (2021), The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).
Silva, Bruno M.; Tavares, M.; Araujo, A.; Costa, S. (2021), Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film. The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).
Cabeça, S. M., Gonçalves, A. R., Marques, J. F., & Tavares, M. N. (2021). Valorizar o Interior Algarvio : Experiências de Turismo Criativo da rede CREATOUR em territórios de Baixa Densidade. In Turismo Rural e Turismo Comunitário no Espaço Ibero-Americano. Évora: Publicações do Cidehus
Cabeça, SM, Gonçalves, AR; Marques, JF & Tavares, M (2021) Gastronomic Creative Tourism: experiences in the Algarve region of Portugal. In N. Duxbury, CP Carvalho & S. Albino (Eds.) Activating cultural resources and engaging creative travellers. London: CABI International, pp. 62-67 DOI: 10.1079/9781789243536.0009 [ISBN: 9781789243536]
Tavares, M. (2021). Carta. In As Palavras que ainda não tem. Curitiba: Editora CRV.
Tavares, M. (2021). Cartografias do Espaço: o cinema como lugar da memória. Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 11 25 (2021):http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16558
Tavares, M. (2021). Cinema e Vanguardas: entre o encantamento e o desencanto. In Araújo, N. (Cood.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70.
Tavares, M. (2021). Das poéticas e da poética analógico/digital de José Maçãs de Carvalho. DATJournal. V.6, nº4: Design + Art + Technology. https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/491/348
Tavares, M. . (2021). Literatura e Cinema: vi o livro, mas não li o filme. In Araújo, M. L. S. & Aneas, T. G. (Orgs.), Análise fílmica e suas ressonâncias: entre imagens da história, literatura e psicanálise. Sergipe, Brasil: Editora UFS.
Tavares, M. (2020). “Das exposições e da complexa arte de expor-se: reflexões sobre alguns artistas portuguesas e suas obras”. 12 Catorze.
Tavares, M., Cabeça, S., Gonçalves, A. & Marques J. (2020). “Creative Tourism as an Inductor of Co-Creation Experiences: The Creatour Project in the Algarve”. Sustainability.
Tavares, M. & Martins, T. G. (2020). “Literacia midiática e publicidade: proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais”. Revista Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia v. 8 n. 19, pp.192-220: Mídias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/4094/3862
Tavares, M. & Veiga, P.(Eds.) (2020). International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, vol.11, Nr. 1. https://www.igi-global.com/journal/international-journal-creative-interfaces-computer/1161
Tavares, M. N., Mendes da Silva, B., Reia-Batista, V., & António, R. (2019). The Forking Paths Revisited experimenting on Interactive Film. In A. Ursyn (Ed.),Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics (pp. 150-166). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7371-5.
Cruz, T., Paulino, F. F., & Tavares, M. (2019). CulturalNature Arga#2. In A. Ursyn (Ed.), Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics (pp. 167-184). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7371-5.
Cabeça, S. M., Gonçalves, A. R., Marques, J. F. & Tavares, M. (2018). “Contributions of creative tourism to sustainable development: the CREATOUR research and incubation project” in R. Amoêda, S. Lira, C. Pinheiro, JMS Zaragoza, JCS Serrano, FG Carrillo (Eds.) Heritage 2018 Proceedings of the 6th International Conference on Heritage and Sustainable Development, Granada: Editorial Universidad de Granada / Green Lines Institute for Sustainable Development, vol 2, 1671-1680 [ISBN: 978-84-338-6265-5].
Muros, Sandra Mendéz e Tavares, Mirian. (2018). Producción periodística de la novedad y la vigencia informativa en los cibermedios ibéricos. Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico. Nº 24.
Silva, Bruno M.; Tavares, M., Reia-Baptista, V., António, R. (2018). The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film. In Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics; IGI. DOI: 10.4018/978-1-5225-7371-5.