CICLO
Ano do Carmo é a próxima convidada do Ciclo de Seminários Temáticos
A investigadora Ana do Carmo, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, dará continuidade às palestras no âmbito do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, onde falará sobre o tema “A representação literária de migrações forçadas”. A próxima sessão terá lugar no dia 12 de maio, pelas 17, como habitualmente, na sala 2.35, do edifício 1, do Campusde Gambelas.
Sobre a palestrante:
Ana do Carmo concluiu o Curso Superior de Tradutores e Intérpretes (Francês e Inglês, no I.S.L.A., Lisboa), uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Alemães na Universidade Aberta, Lisboa) e um Mestrado em Estudos Alemães (na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Em Setembro de 2011 iniciou o Programa de Doutoramento em Estudos de Cultura Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa e, em Fevereiro de 2014, passou também a integrar o PhDnet, o Programa Europeu de Doutoramento em “Literary and Cultural Studies” na Justus Liebig University (JLU) Giessen.
A sua tese investiga a “transnacionalidade da memória cultural”, ao contrastar a representação literária de dois processos de migrações forçadas: a fuga e a expulsão dos alemães do antigo “Leste Alemão” durante e após a Segunda Guerra Mundial com o “retorno” dos portugueses das antigas colónias de África após a Revolução de Abril de 1974.