CIAC WEBINARS
TIM BERGFELDER E ELEANOR HALSALL SÃO OS PRÓXIMOS CONVIDADOS DAS CIAC WEBINARS
No próximo dia 25 de maio de 2022, pelas 17h00, o CIAC promove o webinar “Researching the History of European Studios 1930-1960”, com Tim Bergfelder e Eleanor Halsall (University of Southampton). A oitava edição das CIAC Webinars pretende refletir sobre o papel dos estúdios na história do cinema.
Partindo do projeto de investigação STUDIOTEC, Tim Bergfelder e Eleanor Halsall apresentarão alguns dos novos entendimentos relativamente à forma como os estúdios e as tecnologias moldaram a cultura e a produção cinematográfica. Financiado pela European Research Council (ERC) e promovido pela University of Bristol, Queen Mary University of London e University of Southampton, STUDIOTEC centra-se em quatro pilares: arquitetura e infraestruturas; criatividade, práticas e inovação; política e economia; relações profissionais e laborais. Utilizando investigação histórica e um conjunto de ferramentas de análise espacial, 3D e VR, o projeto analisa os estúdios cinematográficos da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália (entre 1930 e 1960), enquanto infraestruturas criativas e económicas que expandiram e desafiaram os modelos contemporâneos.
Tim Bergfelder é Professor de Estudos Cinematográficos, na University of Southampton. É um dos editores da Screen, e coeditor de duas séries de livros: Film Europa (Berghahn Books) e European Film and Media (Palgrave Macmillan). Escreveu e coeditou várias monografias e coleções, bem como artigos de revistas e capítulos de livros sobre temas que incluem a história do cinema alemão, filmes e meios de comunicação social europeus, design de produção, e géneros populares. Tim Bergfelder dedica-se atualmente à investigação sobre os estúdios cinematográficos alemães de 1930-1960, no âmbito do projeto STUDIOTEC.
Eleanor Halsall completou o seu doutoramento na SOAS sobre o início indo-alemão dos Bombay Talkies. Publicações recentes incluem An epistolary history of Indo-German film relations in ‘The Bombay Talkies Limited: Akteure – deutsche Einflüsse – kulturhistorischer Kontext; Kosmopoliten, Nationalisten, Visionäre in Filmblatt and Franz Osten’ e The History of Indo-German Film Relations in The German Cinema Book. No início da sua carreira, coescreveu uma série de livros de ensino de língua para a Langenscheidt. Eleanor Halsall associou-se a Tim Bergfelder na investigação sobre os estúdios cinematográficos alemães de 1930-1960 (projeto STUDIOTEC).
Para as próximas edições, já estão confirmados Patrícia Moran, Joana Santos e José Simões.
A participação é gratuita e confere certificado.
Inscrições aqui.