CICLO DE ARTES VISUAIS
RODRIGO ROSA É O CONVIDADO QUE DÁ INÍCIO A MAIS UMA EDIÇÃO DO CICLO DE ARTES VISUAIS
No próximo dia 9 de março de 2022, pelas 17h00, a Universidade do Algarve acolhe a palestra do artista Rodrigo Rosa, no âmbito de mais uma edição do Ciclo de Artes Visuais. A sessão decorre na sala 1.04 do Edifício de Engenharia, no Campus da Penha, e a entrada é livre.
A base da prática artística de Rodrigo Rosa reside na sua natureza multidisciplinar. A necessidade pessoal de explorar diversos médiuns e abordagens ao objeto artístico acrescenta-lhe uma complexidade multifacetada e possibilita a criação de uma ampla linha temporal de produções artísticas, que estão perpetuamente em diálogo entre si (seja por se complementarem ou pelo violento contraste entre as mesmas). Rodrigo Rosa questiona o papel que a presença humana (ou a sua total ausência) desempenha dentro da cidade. A sua investigação centra-se na relação entre a memória e a paisagem urbana. A memória-objeto, memória-local e memória-pessoal, delicadamente interligadas com as suas narrativas privadas, surgem como referências para a sua criação e prática artística.
Rodrigo Rosa (Faro, 1997), atualmente vive e trabalha entre Praga e Lisboa. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve em 2018, de momento está a concluir o mestrado em Fine Art na UMPRUM Prague, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a tutoria de Dominik Gajarsky, Michal Pěchouček e Matt Mullican. Desde 2021, é representado pela Galeria Störung, em Berlim, onde irá apresentar a exposição individual An Everlasting Gaze em Junho de 2022.
Promovido pelo CIAC e pela FCT, o Ciclo de Artes Visuais é organizado pela Licenciatura de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.