CICLO DE ARTES VISUAIS
BRUNO CARACOL E PAVEL TAVARES SÃO OS PRÓXIMOS CONVIDADOS DO CICLO DE ARTES VISUAIS
No próximo dia 10 de maio de 2023, pelas 16h00, o CIAC e a Universidade do Algarve promovem a palestra Submergindo Futuros: a especulação coletiva do projeto Waterworld, com cenógrafo Bruno Caracol e o cineasta Pavel Tavares. Integrada no Ciclo de Artes Visuais, a sessão decorre no Anfiteatro 0.6 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha e a entrada é livre.
Waterworld é um projeto que aborda a temática da subida das águas do mar por conta das alterações climáticas, focado na Ria Formosa, a partir das ferramentas especulativas da ficção científica: projetando mundos ficcionais; vendo que tensões e que caminhos estas ficções revelam no encontro com o lugar; e construindo coletivamente narrativas precárias, incompletas, que se vão expressar enquanto instalações multimédia.
Bruno Caracol estudou Artes Plásticas na FBAUL. Tem dedicado os últimos anos a trabalhar a partir de objetos ressonantes, de futuros ficcionais e da relação com o mundo não humano. Em 2017, completou um mestrado em Ciências da Comunicação na FCSH-NOVA, em torno da construção moderna da ideia de “natureza selvagem”. Colabora desde 2018 como cenógrafo com o Um Coletivo; expôs no Centro Cultural São Paulo (Brasil), na Rampa (Porto), no Festival Materiais Diversos (Minde) e no Festival A_Salto (Elvas). Foi residente no Lugar a Dudas, em Cali e em Can Serrat, em Barcelona; e colaborou com a residência Capacete, no Rio de Janeiro. É também cenógrafo, cozinheiro e serralheiro.
Pavel Tavares é um cineasta e artista audiovisual brasileiro, reconhecido pelo seu trabalho em documentários experimentais e instalações audiovisuais site-specific, tendo conquistado diversos prémios e distinções. Estudou Design de Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires (UBA) e possui pós-graduação em Cinema pela Universidade Torcuato Di Tella (UTDT). Foi arquivista e professor de Projeto Audiovisual na UBA, onde lecionou Documentário e Cinema Latino-Americano. Com um perfil internacional, realizou obras em diversos países, continentes e instituições. Alguns de seus documentários são Jasy Porã (Argentina), Алексндр (Rússia), 小寨 (China), Tarkovsky Napes (vídeo ensaio), País de Blancos, e a longa-metragem Ojo de Mar (Argentina). Foi selecionado para o Talents BAFICI, VGKI Summer School, Looking China Program, a Bienal Jovem Arte (Argentina) e ganhou uma bolsa para ser Fellow no Flaherty Seminar (NY, EUA). O trabalho de Pavel explora a singularidade de diferentes culturas, identidades, fronteiras e suas interseções, procurando oferecer uma perceção distinta do tempo e espaço através da sua arte audiovisual experimental.
Promovido pelo CIAC e pela FCT, o Ciclo de Artes Visuais é organizado pela Licenciatura de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.