CICLO DE CONFERÊNCIAS

CICLO DE CONFERÊNCIAS

CIAC TRANSMITE CICLO DE CONFERÊNCIAS DO PROJETO ALMA NO CANAL DE YOUTUBE

No próximo dia 25 de março de 2022, pelas 18h00 (hora de Lisboa), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a primeira conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico. O ciclo de conferências decorrerá entre os meses de março e novembro de 2022, em formato online e com transmissão no canal do Youtube do CIAC.

Moderada por Daniel Laks (UFSCar), a conferência de abertura “Antropofagias para além da brasilidade” conta com a intervenção do escritor, poeta e jornalista angolano João Melo. Membro fundador da União dos Escritores Angolanos, João Melo com mais de vinte livros publicados em diferentes géneros literários (poesia, contos, ensaios), em países como Portugal, Cuba, Brasil. A sua poesia aborda o processo histórico angolano.

O ciclo de conferências irá reunir escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola para o debate de temas relacionados com o processo colonial, a emergência de uma voz indígena no audiovisual contemporâneo e o impacto da experiência modernista em diferentes territórios. Pretende-se refletir sobre a ideia de antropofagia como uma chave para entendimento de temas contemporâneos que transcendem as questões de identidade nacional e se referem às relações culturais entre Portugal e as antigas colónias, Brasil e África.

Estão previstas as sessões: “Fluxos migratórios e culturais na contemporaneidade” (29 de abril), com o escritor Luis Rufatto e o realizador José Barahona; “O Moderno em Ernesto de Sousa” (20 de maio), com as investigadoras Ana Isabel Soares (CIAC/UAlg) e Isabel Nogueira (Universidade de Lisboa); “Olhares contemporâneos sobre a história” (30 de setembro), com a realizadora e guionista Elza Cataldo e o ator, fotógrafo e realizador Miguel Pinheiro; “Autoficção na obra de Leonardo Mouramateus” (28 de outubro), com Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Patrícia Dourado (CIAC); e “Antropofagias tecnológicas” (25 de novembro), com os realizadores Isael Maxacali e Charles Bicalho.

O projeto ALMA – Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual resulta de parceria entre o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos), o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve), a UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A equipa do projeto é composta por Miriam Tavares e Jorge Carrega (CIAC/UAlg); César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata); Vanice Sargentini, Daniel Laks, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Rodolfo Magalhães (UFSCar); e Cláudio Santos Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais).

A participação na conferência é gratuita e confere certificado, mediante inscrição aqui.

 

PROGRAMA 25 MARÇO:

17h30 | Painel Sessão de Abertura
– Adélcio Camilo Machado (UFSCar)
– Mirian Tavares (CIAC/UAlg)
– Andrea Toledo (UEMG)
– Cláudio Santos (Polo Audiovisual da Zona da Mata)

Moderação:
Pedro Henrique Varoni de Carvalho (UFSCar) e Jorge Carrega (CIAC/UAlg)

18h00 | Conferência “Antropofagias para além da brasilidade” com João Melo

Moderação:
Daniel Laks (UFSCar)