CICLO DE CONFERÊNCIAS
LUIZ RUFFATO E JOSÉ BARAHONA SÃO OS PRÓXIMOS CONVIDADOS DO CICLO DE CONFERÊNCIAS DO PROJETO ALMA
No próximo dia 29 de abril de 2022, pelas 18h00 (hora de Lisboa), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a segunda conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico, que decorre em formato online e com transmissão no canal do Youtube do CIAC. A mesa de debate “Estive em Lisboa e lembrei de você” conta com a intervenção do escritor brasileiro Luiz Ruffato e do realizador português José Barahona, e com moderação de César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata), Pedro Varoni (UFSCar) e Jorge Carrega (CIAC).
O livro Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato, foi adaptado para cinema pela mão de José Barahona. A narrativa centra-se num jovem que, desiludido pela falta de perspetivas económicas e existenciais no Brasil, migra para Portugal em busca de uma vida melhor. A partir da temática da obra e da sua adaptação, pretende-se refletir sobre os fluxos migratórios e culturais na contemporaneidade, nomeadamente no que diz respeito ao diálogo cultural entre Brasil e Portugal.
O ciclo de conferências, que decorrerá até novembro de 2022, reúne escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola para refletir sobre a ideia de antropofagia como uma chave para entendimento de temas contemporâneos que transcendem as questões de identidade nacional e se referem às relações culturais entre Portugal e as antigas colónias, Brasil e África.
Estão previstas as sessões: “O Moderno em Ernesto de Sousa” (20 de maio), com as investigadoras Ana Isabel Soares (CIAC/UAlg) e Isabel Nogueira (Universidade de Lisboa); “Olhares contemporâneos sobre a história” (30 de setembro), com a realizadora e guionista Elza Cataldo e o ator, fotógrafo e realizador Miguel Pinheiro; “Autoficção na obra de Leonardo Mouramateus” (28 de outubro), com Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Patrícia Dourado (CIAC); e “Antropofagias tecnológicas” (25 de novembro), com os realizadores Isael Maxacali e Charles Bicalho.
O projeto ALMA – Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual resulta de parceria entre o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos), o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve), a UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A equipa do projeto é composta por Miriam Tavares e Jorge Carrega (CIAC/UAlg); César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata); Vanice Sargentini, Daniel Laks, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Rodolfo Magalhães (UFSCar); e Cláudio Santos Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais).
A participação na conferência é gratuita e confere certificado (mediante inscrição aqui).