CICLO DE CONFERÊNCIAS
ANA ISABEL SOARES E ISABEL NOGUEIRA SÃO AS PRÓXIMAS CONVIDADAS DO CICLO DE CONFERÊNCIAS DO PROJETO ALMA
No próximo dia 20 de maio de 2022, pelas 18h00 (hora de Lisboa), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a terceira conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico, que decorre em formato online e com transmissão no canal do Youtube do CIAC. A mesa de debate “O Moderno em Ernesto de Sousa” conta com a participação das investigadoras Ana Isabel Soares (CIAC/UAlg) e Isabel Nogueira (Universidade de Lisboa), e com moderação de Pedro Varoni (UFSCar) e Jorge Carrega (CIAC).
Esta sessão centra-se na figura de Ernesto de Sousa, um dos mais relevantes e dinâmicos modernistas portugueses no cinema, mas sobretudo nas artes plásticas. O artista é autor de dois documentários sobre Almada Negreiros (cuja obra conhecia muito bem) e realizador do filme Dom Roberto (1962), a sua única longa-metragem.
O ciclo de conferências, que decorrerá até novembro de 2022, reúne escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola para refletir sobre a ideia de antropofagia como uma chave para entendimento de temas contemporâneos que transcendem as questões de identidade nacional e se referem às relações culturais entre Portugal e as antigas colónias, Brasil e África.
Estão previstas as sessões: “Olhares contemporâneos sobre a história” (30 de setembro), com a realizadora e guionista Elza Cataldo e o ator, fotógrafo e realizador Miguel Pinheiro; “Autoficção na obra de Leonardo Mouramateus” (28 de outubro), com Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Patrícia Dourado (CIAC); e “Antropofagias tecnológicas” (25 de novembro), com os realizadores Isael Maxacali e Charles Bicalho.
O projeto ALMA – Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual resulta de parceria entre o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos), o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve), a UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A equipa do projeto é composta por Miriam Tavares e Jorge Carrega (CIAC/UAlg); César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata); Vanice Sargentini, Daniel Laks, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Rodolfo Magalhães (UFSCar); e Cláudio Santos Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais).
A participação na conferência é gratuita e confere certificado (mediante inscrição aqui).
Sobre as convidadas:
Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993) e Doutorada em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003), onde, em 2009, completou uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, onde é Professora Auxiliar, tendo já ensinado um semestre no Programa em Teoria da Literatura da FLUL e vários cursos intensivos em universidades estrangeiras. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). A sua atividade científica relaciona-se com as áreas da Teoria da Literatura, e com obras multiartísticas (David Wojnarowicz), fílmicas (Manoel de Oliveira, António Reis e Margarida Cordeiro) e literárias (nomeadamente, poesia portuguesa do século XXI). Os ensaios resultantes das suas reflexões têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve).
Isabel Nogueira é doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 PanthéonSorbonne). É historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. É autora correspondente da revista Recherches en Esthétique. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (2007); Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (2008); A crítica nas artes: fundamentos, conceitos e funções (coord.) (2011); Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (2012 e 2014); Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme (2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pósmodernismo (2013 e 2015); Modernidade avulso: escritos sobre arte (2014); A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema (2016).