CICLO DE CONFERÊNCIAS
CICLO DE CONFERÊNCIAS DO PROJETO ALMA REGRESSA COM OS CONVIDADOS ELZA CATALDO E MIGUEL PINHEIRO
No próximo dia 30 de setembro de 2022, pelas 18h00 (hora de Lisboa), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a quarta conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico. Sob o título “Olhares contemporâneos sobre a história a partir do filme As Órfãs da Rainha“, a mesa de debate conta com a participação de Elza Cataldo (realizadora, produtora e guionista brasileira) e de Miguel Pinheiro (ator, fotógrafo e realizador português); e com a moderação de Pedro Varoni (UFSCar) e Jorge Carrega (CIAC). Esta sessão decorre em formato online e com transmissão no canal do Youtube do CIAC.
O filme As Órfãs da Rainha, da autoria de Elza Cataldo, remonta ao século XVI, nos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. Trata-se de uma longa-metragem que contou com a participação de Miguel Pinheiro na consultoria de personagens e que se encontra em fase de pré-lançamento.
O ciclo de conferências, que decorrerá até novembro de 2022, reúne escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola para refletir sobre a ideia de antropofagia como uma chave para entendimento de temas contemporâneos que transcendem as questões de identidade nacional e se referem às relações culturais entre Portugal e as antigas colónias, Brasil e África.
Estão ainda previstas as sessões: “Autoficção na obra de Leonardo Mouramateus” (28 de outubro), com Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Patrícia Dourado (CIAC/UAlg); e “Antropofagias tecnológicas” (25 de novembro), com os realizadores Isael Maxacali e Charles Bicalho.
O projeto ALMA – Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual resulta de parceria entre o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos), o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve), a UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A equipa do projeto é composta por Miriam Tavares e Jorge Carrega (CIAC/UAlg); César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata); Vanice Sargentini, Daniel Laks, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Rodolfo Magalhães (UFSCar); e Cláudio Santos Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais).
A participação na conferência é gratuita e confere certificado (mediante inscrição aqui).
Sobre os convidados:
Elza Cataldo é realizadora, produtora e guionista, com longas e curtas-metragens premiadas em festivais no Brasil e no mundo. É formada em Cinematografia pela Universidade de Nanterre e doutorada na Universidade Paris 5, Sorbonne (França). Foi também professora e investigadora na Universidade Federal de Minas Gerais. Na sua obra, Elza Cataldo volta o olhar para a presença e o protagonismo das mulheres na história do país, frequentemente negligenciada nos registos históricos. A sua produção mais recente, As Órfãs da Rainha (2022), conta a saga de três irmãs portuguesas obrigadas a deixar o seu país e rumar para o Brasil, com a missão de povoar o novo mundo, no contexto da Inquisição no século XVI.
Miguel Pinheiro começou sua carreira como Cientista em Portugal e avançou depois para um mestrado em Comunicação em Londres (Reino Unido). Hoje dirige uma empresa de Produção e Consultoria na Floresta Amazónica, aliando habilidades técnicas e gerenciais, com o conhecimento local das populações do território. Como criador de novos projetos na Amazónia, os seus artigos multimédia (com ênfase na sustentabilidade, bioeconomia, blockchain, mercados de carbono, biodiversidade e culturas tradicionais) foram publicados em vários meios na Europa, África e Américas. Como cineasta e artista visual premiado, o seu trabalho tem sido exibido em exposições individuais e coletivas. Como ator, o seu percurso inclui três continentes e cinco idiomas diferentes.