COLEÇÃO PROCESSOS DE CRIAÇÃO

COLEÇÃO PROCESSOS DE CRIAÇÃO

CIAC LANÇA NOVA COLEÇÃO DE LIVROS SOBRE PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Processos de Criação é o título da nova coleção de livros do CIAC dedicada ao estudo dos processo de criação. Esta coleção, financiada pela FCT, nasce do intercâmbio entre o CIAC e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Os três primeiros volumes já se encontram disponíveis em formato digital, no website da coleção.

Com coordenação de Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Cecília Salles (GPPC/PUC-SP), Processos de Criação pretende oferecer um panorama bastante instigante da arte contemporânea. Os livros desta coleção são projetos artísticos que exploram a expansão dos arquivos de criação (no que diz respeito aos espaços que passam a ocupar e a consequente diluição de fronteiras entre processo e obra) e que pedem o olhar teórico da crítica de processo.

O primeiro livro intitula-se “Eustáquio Neves: sujeito fotográfico” e é da autoria da investigadora Paula Martinelli. Neste volume, as imagens de autoria de Eustáquio Neves são os pontos de partida para uma ampla discussão sobre a fotografia e a imagem de arte. Como resultado de encontros entre a autora e o artista, o livro toma forma ao transpor a complexidade dos processos à própria escrita académica, no estabelecimento de vínculos teóricos e na renúncia a purismos.

Roberto Alencar: o corpo em trânsito“, do artista e investigador Wagner de Miranda, é o segundo livro da coleção. A investigação centra-se nos percursos da composição artística de Roberto Alencar, um artista que caminha entre corpo, desenhos, performances e obras com processos e engrenagens à mostra.

Já o terceiro livro, sob o título “Anna Maria Maiolino: projeto artístico em construção“, está a cargo do investigador Vinícius Gonçalves. São tecidas reflexões a respeito do fazer artístico de Anna Maria Maiolino, mediante o estudo de uma diversidade de escritos e documentos do seu processo de criação. Este estudo aponta para a riqueza na experimentação de diversos procedimentos e materialidades, em diálogo com questões essenciais para pensar a arte contemporânea.

Em breve, ficarão igualmente disponíveis no website os livros “Performances: ensaios sobre o espectador” (de Maria Regina Gorzillo) e de “Roteiros: do roteirista espectador ao espectador roteirista” (de Patrícia Dourado).