COLÓQUIO
ARMANDO NASCIMENTO ROSA PARTICIPA EM COLÓQUIO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DE NATÁLIA CORREIA
No próximo dia 15 de março de 2023, o investigador do CIAC Armando Nascimento Rosa participa como orador convidado no Colóquio Comemorativo do Centenário de Natália Correia. Promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Centro de Estudos Natália Correia, o evento ocorre na sede do Centro, entre os dias 14 e 16 de março de 2023.
Armando Nascimento Rosa apresenta a comunicação “Natália Correia dramaturga: a paixão à razão do rito cénico”. A criação escrita para teatro ocupa um lugar central na obra de Natália Correia e está presente de forma constante ao longo do seu percurso de escritora, desde a composição, em 1952, da peça em quatro atos Sucubina ou a Teoria do Chapéu, com a colaboração de Manuel de Lima, até ao seu último texto dramático, em formato coral, que a morte lhe impediu de concluir, e que se dá pelo título das palavras de abertura do manuscrito: Falote do Extremo Ocidental de Uma Europa Raptada pelo Aço e pelo Carvão. Para além dos fascínios que a palavra poética lhe induz, a dramaturgia nataliana manifesta uma vontade de experimentação formal aliada ao exercício do pensamento crítico, que na linguagem da cena reclama o espaço por excelência para se fazer comunicar. Antecipando a edição da sua obra dramática completa (pela INCM), o investigador pretende, nesta comunicação, debruçar-se sobre as razões da paixão nataliana pelos ritos seculares da criação cénica.
Escritora-poeta, ensaísta, tradutora, jornalista, conferencista, Natália Correia foi uma das vozes mais cultas e mais competentes da literatura portuguesa, da segunda metade do século XX.